Pesquisar

5G chega na maior cidade brasileira

Por

4 de agosto de 2022

Depois de Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS), chegou a vez da maior cidade brasileira, São Paulo (SP), receber a tecnologia 5G, que foi ativada hoje (04/07).

Apesar de muito aguardada, dois pontos importantes devem ser observados:

  • apenas 25% da área urbana da capital paulista será contemplada em um primeiro momento, já que há somente 1.378 antenas 5G instaladas (as antenas 4G somam 4.592, por exemplo);
  • mesmo as regiões que tiverem acesso ao recurso não verão nenhuma grande revolução, já que  apenas a faixa NSA (“non-standalone”, ou não autossuficiente, em português) estará disponível. Ela tornará o acesso à internet mais rápido, mas os carros autônomos, as cirurgias remotas e a realidade virtual terão que esperar a instalação do tipo SA (“standalone”, ou autossuficiente).

Outro ponto a se atentar é que nem todos os smartphones são compatíveis a nova faixa. Segundo as operadoras de telefonia, em alguns casos, será necessário a troca de chip também.

A previsão é que a conexão 5G esteja disponível para todos os municípios brasileiros com mais de 30 mil habitantes somente em 2029.

Compartilhe

Newsletter

    Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma boa experiência de navegação e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.