— Insights

7 em cada 10 pequenos negócios estão nas redes sociais

Por Geovanna Vitoriano

26 de junho de 2023

Uma pesquisa da empresa de pagamentos móveis, SumUp, identificou que as redes sociais (como Instagram e TikTok) são as ferramentas tecnológicas mais utilizadas pelos pequenos negócios que estão em busca de crescimento (67%), seguida por opções de métodos de pagamento, como as maquininhas de cartão (59%).

Apesar de 92% dos microempreendedores acreditarem que a tecnologia é fundamental para o futuro de seus negócios, as soluções tecnológicas mais famosas dos últimos tempos – metaverso e inteligência artificial – são usados em apenas 6% e 2% dos pequenos negócios, respectivamente.

E não só as redes sociais são o recurso mais utilizado hoje, como a pesquisa também identificou que 23% dos empresários contam com elas para ajudar no crescimento financeiro de 2023, com as vendas pela internet em segundo lugar (20%).

Por último, o levantamento conseguiu identificar que 80% dos pequenos negócios presentes nas redes sociais são do ramo da beleza e que as pequenas empresas foram responsáveis por 8 a cada 10 novos empregos em 2022.