Com o passar do tempo, são desenvolvidas novas formas de entender o comportamento e as preferências dos usuários na internet e, consequentemente, melhorar a estruturação da estratégia de marketing das empresas para atingir mais pessoas nos momentos corretos.
Confira as sete tendências de marketing para o segundo semestre de 2023:
Marketing de influência
Uma pesquisa da Opinion Box descobriu que 61% dos usuários que estão no Instagram já compraram um produto ou serviço que foi apresentado por um influenciador digital.
Isso porque essas personalidades conseguem construir um vínculo forte e um senso de comunidade nas pessoas que os acompanham, se tornando uma grande influência em suas vidas.
Essa tendência já é forte e deve continuar por um bom tempo.
Experiência do cliente
No desenvolvimento do site, na estruturação do atendimento e na criação de conteúdos realmente relevantes, colocar o cliente no centro da estratégia de marketing significa atender as suas necessidades e realizar as suas vontades.
E uma vez que os consumidores vivem essa experiência com uma empresa, a esperança é vivê-la novamente com as próximas companhias com as quais entrar em contato.
Conversational marketing
Acompanhando a experiência do cliente, o conversational marketing oferece conversas mais humanizadas e assertivas aos seus clientes, buscando construir um forte vínculo com a marca.
O crescimento do WhatsApp pelas empresas é a principal indicação dessa tendência que irá transformar o relacionamento com o cliente.
Webinars educativos
Depois de ser forçado a fazer tudo online, o cliente descobriu que prefere algumas coisas dessa forma, e esse é o caso dos vídeos e eventos online.
Por ser uma transmissão ao vivo, os webinars também têm o poder de criar um vínculo com o público, desde que forneça informações relevantes para a vida de quem está assistindo.
Marketing de conteúdo
Criar conteúdo relevante para o seu público-alvo ainda é a forma mais efetiva de atrair novos visitantes e transformá-los em cliente.
Nesta prática, o principal objetivo deve ser construir credibilidade e se apresentar como alguém capaz de resolver os problemas daquele consumidor, o que é feito por meio de diversos materiais educativos.
E-mail marketing
Para se cadastrar em sites e plataformas, fazer compras online e até para algumas redes sociais, é preciso ter um e-mail. Sendo assim, é possível supor que todos que estão na internet possuem um e-mail pessoal.
E considerando que este é um canal direto ao seu cliente, no qual é possível conseguir uma atenção focada, o e-mail marketing segue firme como uma das formas mais eficientes de fazer marketing.
Para o segundo semestre de 2023, a automação é a tendência: otimizar o envio dos e-mails para que se tornem mais assertivos e cheguem às pessoas corretas.
Inteligência Artificial e chatbots
A revista Forbes classificou 2023 como o ano da inteligência artificial.
E como essa tecnologia facilita e potencializa o atendimento ao cliente e a análise dos dados dos usuários, não é possível discordar que será uma grande influência no marketing dos próximos meses.