Pesquisar

7 tendências de marketing digital para o segundo semestre de 2023

Por

1 de junho de 2023

Com o passar do tempo, são desenvolvidas novas formas de entender o comportamento e as preferências dos usuários na internet e, consequentemente, melhorar a estruturação da estratégia de marketing das empresas para atingir mais pessoas nos momentos corretos.

Confira as sete tendências de marketing para o segundo semestre de 2023:

Marketing de influência

Uma pesquisa da Opinion Box descobriu que 61% dos usuários que estão no Instagram já compraram um produto ou serviço que foi apresentado por um influenciador digital.

Isso porque essas personalidades conseguem construir um vínculo forte e um senso de comunidade nas pessoas que os acompanham, se tornando uma grande influência em suas vidas.

Essa tendência já é forte e deve continuar por um bom tempo.

Experiência do cliente

No desenvolvimento do site, na estruturação do atendimento e na criação de conteúdos realmente relevantes, colocar o cliente no centro da estratégia de marketing significa atender as suas necessidades e realizar as suas vontades.

E uma vez que os consumidores vivem essa experiência com uma empresa, a esperança é vivê-la novamente com as próximas companhias com as quais entrar em contato.

Conversational marketing

Acompanhando a experiência do cliente, o conversational marketing oferece conversas mais humanizadas e assertivas aos seus clientes, buscando construir um forte vínculo com a marca.

O crescimento do WhatsApp pelas empresas é a principal indicação dessa tendência que irá transformar o relacionamento com o cliente.

Webinars educativos

Depois de ser forçado a fazer tudo online, o cliente descobriu que prefere algumas coisas dessa forma, e esse é o caso dos vídeos e eventos online.

Por ser uma transmissão ao vivo, os webinars também têm o poder de criar um vínculo com o público, desde que forneça informações relevantes para a vida de quem está assistindo.

Marketing de conteúdo

Criar conteúdo relevante para o seu público-alvo ainda é a forma mais efetiva de atrair novos visitantes e transformá-los em cliente.

Nesta prática, o principal objetivo deve ser construir credibilidade e se apresentar como alguém capaz de resolver os problemas daquele consumidor, o que é feito por meio de diversos materiais educativos.

E-mail marketing

Para se cadastrar em sites e plataformas, fazer compras online e até para algumas redes sociais, é preciso ter um e-mail. Sendo assim, é possível supor que todos que estão na internet possuem um e-mail pessoal.

E considerando que este é um canal direto ao seu cliente, no qual é possível conseguir uma atenção focada, o e-mail marketing segue firme como uma das formas mais eficientes de fazer marketing.

Para o segundo semestre de 2023, a automação é a tendência: otimizar o envio dos e-mails para que se tornem mais assertivos e cheguem às pessoas corretas.

Inteligência Artificial e chatbots

A revista Forbes classificou 2023 como o ano da inteligência artificial.

E como essa tecnologia facilita e potencializa o atendimento ao cliente e a análise dos dados dos usuários, não é possível discordar que será uma grande influência no marketing dos próximos meses.

Compartilhe

Newsletter

    Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma boa experiência de navegação e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.