Antes de desenvolver um novo site para a sua empresa ou mesmo reformulá-lo é importante conhecer quais são as plataformas disponíveis no mercado e entender quais delas podem oferecer melhores resultados para a sua marca.
Dessa forma, ao tomar conhecimento sobre as ferramentas, é possível compreender o que é viável e necessário para a construção de um bom site e estar por dentro de alguns dos processos, além de evitar que agências empurrem soluções de parceiros que podem não ser o melhor para o seu negócio.
Por isso, se você quer investir em um site de qualidade para a sua empresa, aumentando, assim, a visibilidade da sua marca para atrair mais clientes, conheça um dos sistemas mais famosos do mundo, o WordPress.
Entendendo o CMS
O WordPress (WP) é uma plataforma CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, do termo em inglês Content Management System). Isso significa que a ferramenta não demanda grande conhecimento técnico em programação, pois oferece recursos básicos e essenciais para gerenciar conteúdos em um site.
Além de gerenciar páginas de blog e desenvolver sites institucionais, o WordPress também permite a criação de sites e-commerce, portfólio, portais de notícias e diversos tipos de páginas online.
Para isso, a plataforma oferece funções como:
- Postagem e edição de conteúdos básicos;
- Inserção de mídia (imagens, vídeos, áudios);
- Edição de layout;
- Criação e gerenciamento de páginas, menus, categorias etc.;
- Criação de perfis com diferentes funções administrativas (administrador, editor);
- Utilização de plugins;
- Análise de dados básicos e exportação de conteúdos do site.
Vantagens de utilizar o WordPress
Agora que você já entendeu o que é o WordPress e o que ele pode oferecer aos usuários, confira alguns benefícios de utilizar essa ferramenta.
1 – Popularidade
O WordPress é o CMS mais popular que existe. De acordo com estudo produzido pela W3Techs (2018), o WP representa mais de 60% dos sistemas de gerenciamento de conteúdo utilizados no mundo e 29% de todas as plataformas de desenvolvimento web.
Isso é importante pois toda essa popularidade gera um grande número de pessoas adeptas à plataforma, podendo trazer mais usuários para o site e aumentando o engajamento e as interações com os conteúdos desenvolvidos pela sua empresa.
Além disso, o fato de ser a ferramenta mais utilizada para a criação de sites faz com que você não crie dependência com um único fornecedor, possibilitando que qualquer profissional possa dar continuidade e andamento aos seus projetos.
2 – Facilidade e experiência intuitiva
A interface simples tem grande responsabilidade sobre o sucesso da ferramenta. Como o WordPress se apresenta como uma plataforma pouco complexa em seu gerenciamento, publicar, editar e administrar os conteúdos do seu site se torna uma tarefa fácil mesmo que você não tenha conhecimento em profundidade sobre programação.
Inserir textos em seu blog, adicionando recursos de mídia, como vídeos e imagens, além de criar categorias e páginas dentro do seu site é intuitivo e fácil de aprender!
3 – Plugins
Uma das grandes vantagens da plataforma é a possibilidade de instalar plugins – ou seja, uma extensão que se encaixa na plataforma, adicionando mais recursos e aprimorando as funcionalidades da ferramenta – de forma simples.
Há uma quantidade e variedade enorme de plugins, pagos e gratuitos, que podem melhorar o desempenho do seu site e oferecer uma melhor experiência tanto para os administradores, responsáveis pelo gerenciamento dos conteúdos, quanto para os visitantes.
No diretório de plugins do WordPress, você encontrará recursos para fazer integração com as redes sociais, liberar o cache do site e, assim, impedir que ele fique mais lento, criar formulários, gerenciar comentários e trazer novas possibilidades para esta seção, entre outros.
Confira aqui alguns plugins.
4 – Amigável para SEO
Sabemos que obter resultados de SEO (Search Engine Optimization) é importante para o seu negócio. Será por meio de técnicas de otimização que o site da sua empresa poderá ganhar destaque e figurar entre os principais resultados de pesquisa dos mecanismos de busca.
Sendo assim, o WP já foi desenvolvido como uma versão amigável para SEO. Mesmo sem adicionar códigos, é possível otimizar o seu site de forma simples. Para isso, a plataforma oferece plugins como o Yoast SEO, entre outros recursos que podem ser utilizados para melhorar o rankeamento do seu site no Google.
Veja algumas das funções disponíveis para otimizar o seu site!
- Definir palavra-chave;
- Utilizar meta tags personalizadas;
- Configurar URLs amigáveis;
- Elaborar Meta Description e muito mais!
5 – Design Responsivo
Cada vez mais as pessoas estão se conectando por meio de dispositivos móveis. Só no Brasil, mais de 60% das pessoas usam o smartphone, são 120 milhões de brasileiros conectados via mobile. Por isso, adequar o seu site para que ele seja visualizado sem perda de qualidade e informação é essencial para o seu negócio.
Por se tratar de uma ferramenta menos complexa, o WordPress oferece recursos à programação que possibilitam o desenvolvimento de um design responsivo, auxiliando no processo de adaptar a sua página às diferentes telas sem causar distorção. É possível, inclusive, utilizar plugins para tornar o seu site amigável para os dispositivos móveis.
6 – Open Source
Pode parecer apenas um detalhe, mas o fato do WP ser uma plataforma open source, ou seja, código aberto, permite que qualquer profissional desenvolvedor tenha acesso ao código fonte do software e possa utilizá-lo.
Isso significa que é possível utilizar o software sem a necessidade de fazer assinaturas ou pagar licenças de uso.
7 – Acessibilidade e gestão de usuários
Outro ponto positivo de utilizar o WordPress é que a plataforma pode ser acessada de qualquer lugar, por meio de qualquer dispositivo. Basta acessar a URL do seu site e você poderá visualizar todo o painel de controle, publicar e editar conteúdos, modificar o layout e muito mais.
Além disso, a plataforma também conta com gestão de usuários, que permite designar uma função para cada responsável pelo gerenciamento do site, com permissões diferentes para cada pessoa.
Há desvantagens?
Apesar de ser o CMS mais utilizado e recomendado, o WordPress também traz desvantagens que precisam ser avaliadas. Entre as principais, estão:
- Segurança: Por ser o maior CMS e open source, o WordPress oferece mais riscos à segurança do seu site, sendo alvo por parte de hackers, que constroem ferramentas de invasão, muitas vezes até mesmo por meio de plugins, para controlar o seu site remotamente ou enviar spam. Para evitar que isso ocorra é fundamental contar com um profissional qualificado que possa oferecer uma boa manutenção ao seu site;
- Temas gratuitos: Optar por um tema gratuito pode ser uma solução caso a sua empresa não queira investir recursos para o desenvolvimento do layout. No entanto, estes temas apresentam maior vulnerabilidade, com códigos, links e plugins mal-intencionados que podem servir para hackear o seu site;
- Uso excessivo de plugins: Ainda que a utilização de plugins facilite boa parte dos processos, você poderá ter dificuldades à medida em que fizer muitas instalações. Quanto maior o número de plugins, mais chances do seu site ficar mais lento e, com isso, maior a dificuldade para atualizar as informações da sua página.
Investindo no site
O WordPress tem se mostrado uma das melhores ferramentas para a criação de sites e embora seja um CMS mais simples e de fácil aprendizado, ainda é necessário entender algumas premissas básicas para administrar o seu site.
Além disso, vale lembrar que mais do que olhar para as questões técnicas é preciso investir em conteúdo de qualidade e apostar em estratégias de Marketing Digital e Marketing de Conteúdo para que a comunicação da sua marca seja completa.
Se você gostou da plataforma e quer desenvolver um novo site para a sua empresa, mas ainda não sabe como começar, entre em contato com a gente e compartilhe suas dúvidas!