O uso do mobile tem crescido cada vez mais. De acordo com pesquisa elaborada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o número de smartphones alcançará a marca de 236 milhões de aparelhos em uso até o fim de 2018. Ganhando cada vez mais espaço, os dispositivos móveis já representam mais de 40% na preferência das pessoas para suas jornadas de compras. Melhorar a experiência mobile da sua empresa é a melhor forma de se consolidar no mercado.
Para entrar nesse cenário competitivo é preciso, antes, estar atento às exigências dos usuários: eles querem concluir a navegação de maneira fácil e rápida. Portanto, é importante saber que, à medida em que a tecnologia entrega experiências mais rápidas, as pessoas estão cada vez menos dispostas a esperar.
Segundo o Google, uma página mobile leva, em média, 15,3 segundos para carregar totalmente, e a velocidade de seu site pode afetar drasticamente seus negócios. Por exemplo, no varejo, 1 segundo a mais no tempo de carregamento de uma página em seu site pode influenciar as conversões mobile em até 20%. Além disso, se as pessoas têm uma experiência negativa no celular, elas têm 62% menos chances de comprar da sua empresa no futuro – independente do quanto sua campanha é criativa –, e mais de 50% das visitas em sites mobile são abandonadas se demoram mais de 3 segundos para carregar.
Além da velocidade, também é preciso olhar para a quantidade de etapas que o usuário precisa fazer até chegar à página que deseja. A redução de etapas traz experiências mais consistentes e fluídas, bem como a personalização dos serviços oferecidos pela sua marca. Cerca de 90% das empresas que investem em experiências do usuário customizadas dizem que isso contribui significativamente para aumentar a lucratividade. A personalização não é uma funcionalidade, é uma estratégia fundamental para os negócios.
Ferramentas
Para construir uma melhor experiência mobile para a sua empresa e estar bem posicionado no ranking mobile do Google é preciso ter em mente que um site móvel lento não frustra apenas seus clientes, mas também limita seus negócios. Por isso, valorizar a velocidade e utilizar ferramentas é essencial para a sua empresa.
Com o Speed Scorecard, uma ferramenta simples e fácil de usar, você pode comparar a velocidade do seu site mobile com sites de outras empresas dentro da sua indústria. Já com o Impact Calculator, inserindo apenas alguns dados, você obtém uma estimativa do impacto que as melhorias na velocidade do seu site mobile podem causar na sua receita. E, para avaliar a velocidade com que o seu site é carregado e obter dicas de otimização, você pode conferir o PageSpeed Insights.
Além disso, páginas que usam a tecnologia Accelerated Mobile Pages (AMP) são muito rápidas e permitem que você direcione os cliques de suas campanhas do Google Search para essas páginas supervelozes, criando uma URL específica. As AMPs trazem, além do conteúdo, novas funcionalidades para sites e também para outros produtos, como campanhas do Google Shopping – como o AMP Stories, formato imersivo e visual para storytelling, e o AMP para e-mail.
Agora que você já sabe que melhorar a velocidade do seu site é melhorar a sua marca, que tal aprimorar sua taxa de conversão?