Pesquisar

Marketing de conteúdo: o que é e para que serve?

Por

22 de janeiro de 2019

Atualmente, o marketing de conteúdo vem sendo utilizado por diversas empresas como estratégia de marketing de diferenciação para o negócio. E, apesar de já ser praticado muito antes do surgimento da internet, com o boom das plataformas digitais, as marcas têm recorrido cada vez mais a esse modelo para marcar presença no meio digital e, assim, fortalecer o reconhecimento de suas empresas, bem como aumentar o número de vendas.

De acordo com a Revista Forbes, 88% dos negócios B2B usam o Marketing de Conteúdo como parte de sua estratégia de marketing. Mas, afinal, o que é Marketing de Conteúdo?

Em sua melhor definição, o Marketing de Conteúdo é o “processo de marketing e de negócios para a criação e distribuição de conteúdo valioso e convincente para atrair, conquistar e envolver um público-alvo claramente definido e compreendido – com o objetivo de gerar uma ação lucrativa do cliente”.

Isso significa que, mais do que fazer com a sua marca seja encontrada, o marketing de conteúdo busca se aproximar do público-alvo estabelecido, compartilhando conteúdo útil para criar, assim, uma experiência valiosa, que possibilite ao cliente o crescimento e um melhor posicionamento no mercado. E de que forma isso ocorre? Quando falamos de marketing de conteúdo, não se trata da promoção dos produtos ou serviços que a sua empresa oferece, mas sim de entender as dores dos seus clientes e, então, fornecer a eles o que precisam.

Um bom marketing de conteúdo faz a pessoa parar, ler, pensar e se comportar de forma diferente.

– Joe Pulizzi

Conteúdo x Marketing de conteúdo: a importância da estratégia 

Se o marketing de conteúdo busca gerar informações de impacto – que creditem autoridade à sua empresa – capazes de atrair potenciais clientes sem fazer menção direta aos seus produtos, não há diferença em simplesmente produzir conteúdo e divulga-lo, correto? Não. A principal diferença entre os dois conceitos é que o marketing de conteúdo precisa ter um objetivo e gerar uma mudança de comportamento de atuais e futuros clientes. Do contrário, é apenas conteúdo.

Por isso, não basta apenas criar conteúdo, ainda que a sua empresa esteja informando ou envolvendo. É preciso ter estratégias e objetivos bem definidos.

Se a sua empresa tem como finalidade aumentar a visibilidade da marca, o marketing de conteúdo, enquanto estratégia, deve focar na produção de conteúdos relevantes para o seu público. Ganhar autoridade e interagir com os seus seguidores faz com que mais pessoas conheçam e se interessem pelo que a sua empresa está oferecendo, aumentando, assim, o valor da sua marca.

Quanto mais relevante for o conteúdo e mais respostas ele trouxer às dúvidas que os seus potenciais clientes possuem, maior será ganho. Além disso, ao fornecer conteúdo útil e aumentar a interação, sua empresa cria uma ligação mais forte e envolvente com quem pode comprar seus produtos e serviços futuramente, assim como também constrói, ao longo do tempo, uma base de seguidores fiei – que pode aumentar o tráfego para o seu site e gerar mais leads orgânicos.

Marketing de conteúdo x Redes sociais 

Na hora de construir uma estratégia de marketing de conteúdo muitas dúvidas práticas surgem e, entre as principais questões, está o papel que as mídias sociais desempenham nesse processo. Muitas pessoas confundem marketing de conteúdo com marketing de redes sociais e, embora o marketing de conteúdo utilize de mídias sociais em sua estratégia, existem diferenças de foco, objetivos e processos entre as duas concepções.

marketing de conteúdo

No marketing de mídia social, o foco da atividade está dentro das próprias redes, ou seja, o conteúdo é produzido especialmente para a mídia escolhida, como o Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e assim por diante. Dessa forma, os tipos de conteúdo são construídos para se adaptar à plataforma social escolhida, como o tamanho ideal de imagens, número de caracteres, além do propósito da publicação.

Já no marketing de conteúdo, o foco está na construção de canais próprios, como site, blogs, campanhas de e-mail marketing e até mesmo materiais impressos, como a publicação de revistas, por exemplo. As redes sociais, apesar de vitais, são instrumentos de divulgação, servindo como canais de distribuição que levarão o seguidor para o conteúdo no site – onde há a possibilidade de um maior aprofundamento do assunto abordado, no caso de posts em blogs, e-books etc. O foco no site, investindo em conteúdo de qualidade, permite maior investimento para a geração de leads e conversões.

Portanto, uma das maiores diferenças, e talvez o principal insight, entre os dois modelos é que o marketing de conteúdo permite que você seja dono da própria mídia e a controle – em vez de apenas aluga-la, já que o conteúdo do seu blog está sob o seu domínio e não é refém de algoritmos estabelecidos pelas redes sociais.

Vantagens do marketing de conteúdo

Uma vez compreendido o conceito, é preciso entender quais são os reais benefícios que o marketing de conteúdo pode trazer para o seu negócio. São elas:

  • Melhora a forma de relacionar-se com o seu público-alvo ao oferecer conteúdos valiosos;
  • Aumenta a autoridade e a confiança de sua marca;
  • Atrai e envolve potenciais clientes;
  • Permite um melhor rankeamento da posição no Google a partir do uso de técnicas de SEO, melhorando a notoriedade da sua empresa;
  • Aumenta a chance de gerar melhores leads, proporcionando, assim, crescimento nas vendas de forma orgânica.

Mais do que isso, de maneira mais simples, para entender o benefício do marketing de conteúdo, basta responder à pergunta: quando você tem uma dúvida ou precisa resolver um problema, qual o lugar que você recorre para procurar uma resposta? É muito provável que seja em um mecanismo de busca como o Google. Nesse caso, o comportamento reforça a importância da produção de um bom conteúdo.

Através do conteúdo, você se conecta. O conteúdo é a moeda que alimenta a conexão. Ele fala para nós, nos faz querer compartilhá-lo, e motiva as pessoas a comprar.

– Jon Wuebben

Agora que você já sabe o que é marketing de conteúdo, que tal montar um plano para coloca-lo em prática?

Compartilhe

Newsletter

    Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma boa experiência de navegação e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.