A consolidação do marketing digital no mercado brasileiro popularizou o uso de estratégias de inbound marketing e marketing de conteúdo para empresas que querem aumentar o reconhecimento de sua marca e, consequentemente, o número de vendas. No entanto, muitas dúvidas surgem a respeito dos dois conceitos. Existe diferença entre inbound marketing e marketing de conteúdo?
A grande confusão acerca dos dois termos é que, para muita gente, há apenas diferença de nomenclatura, quando, na verdade, a diferença entre os dois conceitos é estrutural e eles não funcionam como sinônimos e nem mesmo como antônimos, mas de forma sinérgica. Ou seja, inbound marketing e marketing de conteúdo são estratégias de marketing que se complementam.
Sendo assim, para compreender as diferenças de cada um é preciso, antes, entender como cada estratégia funciona.
O que é inbound marketing?
Nos últimos anos, muitas empresas passaram a olhar com mais atenção para o inbound – que surgiu para revolucionar as estratégias de marketing.
Se antes os clientes eram impactos diretamente com produtos e serviços de uma empresa, em uma abordagem de venda mais agressiva, hoje, com o inbound marketing, as marcas estabeleceram processos para conquistar clientes.
Inbound Marketing: etapas e planejamento
Basicamente, a estratégia de inbound é composta por quatro etapas principais: atração, conversão, fechamento e fidelização.
Dessa forma, para colocar em prática uma campanha de inbound marketing é preciso definir um planejamento de marketing que busque:
- Atrair visitantes para o seu canal próprio (site/blog) – por busca orgânica, paga ou por meio de redes sociais, por exemplo. A melhor forma para a atração é ter definido suas personas e gerar conteúdos relevantes que causem impacto, com a produção de blogposts, conteúdos ricos (e-books, whitepapers, etc) e assim por diante;
- Coletar contatos desses usuários que buscaram a sua empresa para dar início a um relacionamento com eles e, assim, convertê-los em leads que, possivelmente, poderão se tornar clientes;
- Estreitar o relacionamento com leads para, enfim, transformá-los em clientes com o auxílio de campanhas de e-mail marketing para conversar diretamente com esses contatos e apresentar as soluções que a sua empresa oferece. Nesse processo, o envio de materiais valiosos para seus potenciais clientes pode ser a chave para guiá-lo pelo funil de vendas, garantindo, assim, o fechamento da venda;
- Conquistar o cliente não significa torná-lo um fã da sua marca. Portanto, é preciso manter um relacionamento próximo para atender as demandas dos clientes e, assim, fidelizá-lo.
Ou seja, o inbound marketing é um planejamento completo que busca atrair clientes de forma natural sem a necessidade de apelar para as vendas de forma direta, exigindo a criação de uma estratégia bem elaborada para gerar novos negócios. Além disso, o inbound marketing utiliza automação em seus processos, como a RD Station e HubSpot, por exemplo.
Mas de que forma o inbound se relaciona com o marketing de conteúdo?
Inbound marketing e marketing de conteúdo
O objetivo do inbound marketing é atrair potenciais clientes por meio de conteúdo relevante e valioso. É exatamente nesse momento que os caminhos com o marketing de conteúdo se cruzam. Sem conteúdo de qualidade, não há geração de leads e, dessa forma, toda a estratégia de inbound produzida pode virar um fracasso.
O marketing de conteúdo busca aproximar sua empresa de potenciais clientes por meio de conteúdo útil, criando, assim, uma experiência valiosa ao fornecer às pessoas o que elas precisam sem precisar mencionar, ainda, o produto ou serviço prestado pela sua marca.
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Sendo assim, o marketing de conteúdo é uma parte de extrema importância para a estratégia de inbound. Com a criação de conteúdos valiosos é possível atrair leads e, posteriormente, educá-los até que se tornem clientes.
Para não restar dúvidas, não existe inbound marketing sem marketing de conteúdo. Pense no marketing de conteúdo como o combustível do inbound!
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