Apesar da variedade de canais e formatos para a divulgação de conteúdo, o e-mail continua sendo uma das ferramentas mais usadas pelas empresas na hora de se comunicar com clientes e elaborar estratégias de vendas.
Prova disso é que 95,9% dos usuários ainda checam sua caixa de entrada diariamente e 76,8% já realizaram pelo menos uma compra a partir do recebimento de e-mail marketing.
E embora ainda seja considerado um instrumento de grande potencial, uma dúvida quase sempre persiste na hora de montar um planejamento estratégico de comunicação: existe diferença entre e-mail marketing e newsletter?
Confira abaixo as características de cada método.
O que é e-mail marketing?
O e-mail marketing tem como principal objetivo a atração e conversão de clientes. Parte importante desse processo é a seleção do mailing que receberá o conteúdo. Por isso, independente da campanha a ser criada, a estratégia de envio deve vir em primeiro lugar para que seja possível obter bons resultados.
Isso porque é comum nos depararmos com empresas que compram base de dados prontas. No entanto, essa prática, além de prejudicar as vendas pode ter impactos negativos quanto a reputação da sua marca, considerando que, na maioria das vezes, esses contatos nem sabem que estão dentro de um mailing.
De forma geral, o e-mail marketing deve ser considerado como apoio comercial no planejamento de comunicação a fim de alcançar uma base segmentada que seja de interesse da empresa.
O que é newsletter?
Se o e-mail marketing é visto como uma poderosa ferramenta para a captação de leads e geração de novos negócios, a newsletter tem o poder de construir relacionamentos e fortalecer a marca.
Seu principal objetivo é estabelecer uma conexão com o público-alvo e nutri-lo com conteúdo relevante e de qualidade. Por isso é fundamental estabelecer uma periodicidade de envio e elaborar um calendário editorial a fim de engajar os usuários e fazer com que a sua empresa seja sempre lembrada.
News ou e-mail marketing: qual formato é o mais adequado?
Tudo depende do objetivo da sua campanha. Os dois modelos podem, e devem, ser utilizados pela sua marca. Basta estar atento às diferenças de cada abordagem e construir um planejamento estratégico de acordo com os objetivos da sua empresa.
Para facilitar, confira três dicas:
Objetivo da ação
E-mail marketing: captação e conversão de novos clientes.
Newsletter: fortalecimento da marca e construção de relacionamento.
Formato
E-mail marketing: divulgação de novos produtos e serviços, comunicar uma ação.
Newsletter: Oferecer conteúdo relevante, apresentação de informações no formato de boletim.
Periodicidade
E-mail marketing: sazonal, está alinhada ao calendário comercial e à venda de produtos ou serviços.
Newsletter: Tem frequência certa a ser definida pela estratégia de comunicação, podendo ser mensal, trimestral etc.
Ficou com alguma dúvida sobre a diferença dos formatos? Entre em contato com a gente e comece a planejar campanhas para a sua empresa!
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