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Hashtags: como usá-las de maneira estratégica para os negócios

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16 de outubro de 2019

O uso das hashtags (#) já está difundido na web, sobretudo nas redes sociais. Fora da internet o famoso jogo da velha também é usado. Muita gente fala “hashtag alguma coisa” antes de proferir uma sentença. Ainda que esteja consolidada, pouca gente sabe trabalhá-las de maneira adequada e com estratégia. Quer saber por quê?

As hashtags ganharam notoriedade na internet em 2007, com o Twitter. Na época, a rede social operava com 140 caracteres e as pessoas usavam o símbolo para marcar algum conteúdo. Com isso, elas têm uma função na web: categorizar conteúdo.

Essa real função não mudou de 2007 para cá. A única coisa que mudou foi que as hashtags foram parar no Instagram em 2011, no Facebook em 2013 e no LinkedIn em 2018. Porém, as pessoas e empresas ainda não sabem usá-las adequadamente.

Para compreender seu uso de maneira certa e estratégica, é preciso ter clareza para que elas servem. Com isso, podemos estabelecer que as hashtags possuem o propósito categorizar ou marcar um conteúdo na internet. Em termos práticos, se você usa uma (#) para determinado conteúdo e alguém pesquisar sobre este tópico, o que você escreveu pode ser facilmente encontrado.

Desta forma, é crucial você utilizar hashtags que são conhecidas ou ainda pesquisadas pelas pessoas, sobretudo pelo seu cliente ou potencial cliente. O uso inadequado ou não vai trazer nenhuma atenção para o seu conteúdo ou ainda irá atrair um público que não interessa para a sua produção.

Os erros mais comuns no uso de hashtags

A partir da compreensão do conceito do que é hashtag e o seu real propósito, uma navegação atenta nas redes sociais irá promover um encontro de erros comuns no uso delas, sendo que alguns são até cômicos.

Abaixo listo três erros muito frequentes. Caso você esteja cometendo, não é difícil corrigi-los:

1 – Excesso de hashtags:

Quantos posts você já não viu, sobretudo no Instagram, com cinco ou até dez hashtags? O excesso em geral é um problema, pois se a função deste recurso é categorizar um conteúdo, o excesso dela não irá ajudar o seu leitor, muito menos os algoritmos das redes sociais. Lembre-se: quem foca em muita coisa não foca em nada.

2 – Hashtags desconhecidas:

É muito comum pessoas e/ou empresas criarem hashtags a partir de pensamentos pessoais ou ainda de discussões internas das empresas, que ninguém conhece. Fazer isso significa categorizar um conteúdo com nada, ou seja, possui efeito nulo nas buscas. Procure usar hashtags conhecidas e pesquisadas pelo público que você gostaria de alcançar com seu conteúdo.

3 – Hashtags longas:

Também é comum observar o uso de uma ou mais palavras, que quando somadas, viram uma hashtag enorme. Isso cria uma poluição visual e dificulta a leitura. Dê preferência para marcações menores.

Como escolher as melhores hashtags

Agora que já compreendemos a real função das hashtags e os principais erros a serem evitados, como escolher as melhores para o meu post?

A resposta honesta para este questionamento é: depende! Não existe um caminho único para a escolha das hashtags, mas certamente um conceito que você deve considerar é o teste contínuo da sua estratégia de hashtags. Nenhuma recomendação aqui será definitiva!

Para cada rede social, como Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram ou Pinterest existem pequenas sutilezas para o uso das hashtags que não podem ser generalizadas. Ainda sim, é possível considerar boas práticas que funcionam para todas elas. Caso você ainda queira aprofundar sobre as diferenças de cada rede social, leia este artigo.

Posso listar abaixo o seguinte passo a passo antes escolher qual hashtag irá acompanhar o seu post:

1 – Escreva o seu post:

Comece com o seu texto, o conteúdo que você quer compartilhar. Depois de tê-lo escrito, pense em palavras que poderiam sintetizar ou ainda marcar o seu post.

2 – Pesquisa na rede social:

Veja na própria rede social que irá postar se estas duas ou três hashtags que você está pensando em usar são bastante utilizadas. Geram engajamento? Qual o tipo de público que interage com elas? Se for o público que você deseja atingir, siga em frente, senão, pesquise alternativas.

3 – Utilize ferramentas de análise:

Existe uma dezena de ferramentas de análise de hashtags, de pagas a gratuitas. Muitas destas ferramentas foram construídas fora do Brasil, portanto, não funcionam tão bem na língua portuguesa. Ainda assim vale o teste. Segue abaixo alguns destes recursos:

4 – Analise após publicação:

Após escolha minuciosa, avalie o desempenho da sua publicação. Trata-se do teste real. Eventualmente em uma próxima postagem você precise trocar a (#) ou ainda fortalecer o uso dela. O resultado obtido é que vai trazer a resposta.

Com estas dicas simples é possível você fazer um uso das hashtags que a maioria dos produtores de conteúdo não considera. Sair do modo automático no uso das hashtags é a melhor forma de dar um destaque para o seu conteúdo, que talvez hoje ele não tenha.

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