Talvez para você a grande questão sobre os podcasts é como produzi-lo, seja na dimensão pessoal ou para sua empresa. Essa dúvida é muito comum aqui na Agência Javali, que produz podcasts para seus clientes, seja na fase de concepção do projeto, seja na captação e edição dos áudios.
Se você pretender criar um podcast para sua empresa, veja as 10 etapas que você precisa considerar neste projeto.
1 – Definição do nicho de mercado e tema
Antes de começar a produzir podcasts, é importante você saber para qual mercado o seu conteúdo será direcionado. É comum as pessoas ou empresas criarem conteúdos que não possuem um público definido. Neste caso, a chance do projeto fracassar aumenta sensivelmente.
Importante também selecionar o tema que você irá abordar. Por exemplo: você pode definir que irá falar sobre empreendedorismo. Porém, já existem muitos podcasts para o público empreendedor. Porém, se você inovar no tema, você pode resolver este problema.
No nosso exemplo, você poderia falar sobre produtividade para empreendedores. Quanto mais específico você for, maior a chance do seu podcast se destacar.
2 – Seleção do formato
A seleção do formato é algo vital para o seu podcast ganhar corpo. Corresponde em como será a dinâmica das gravações. Para explicar de uma maneira prática: o podcast será no formato de entrevistas? Ainda é possível fazê-lo no formato de talk show, ou ainda no formato solo, ou seja, você fala sozinho.
Existem outros formatos, mas estes são os principais. Importante você saber que para iniciar um podcast você pode escolher um ou mais formatos e é bem provável que com o passar do tempo você evolua estes modelos para aquele que mais funciona para o seu público.
3 – Escolha da periodicidade
Uma vez que um dos grandes diferenciais do podcast é você assinar um feed RSS para receber a atualização de um conteúdo, é crucial você garantir uma frequência definida para o seu podcast.
Não existe uma regra sobre frequência, porém, para quem produz conteúdo, seja como textos, vídeos ou áudios, é crucial garantir uma atualização mínima. Em geral, quanto mais conteúdo, melhor.
Evidentemente é muito importante você garantir a qualidade e relevância do que você apresenta no seu podcast, porém, uma atualização semanal pode ser interessante, pois a cada semana você teria uma nova informação para o seu público.
4 – Pesquisa de pauta e roteiro
Cada episódio do podcast deve ser pensado com muito cuidado. O tema abordado deve ser de interesse do seu público e a maneira como você conduz o assunto deve garantir o interesse do ouvinte, do começo ao fim do episódio.
Para pesquisar pautas você pode utilizar as seguintes táticas:
- Responder perguntas que os clientes possuem sobre seu produto ou serviço;
- Avaliar questões importantes de mercado, baseado em sua experiência;
- Pesquisar em ferramentas como Ubersuggest palavras-chaves interessantes;
- Analisar conteúdos de sucesso dos seus concorrentes;
- Comentar notícias e acontecimentos do seu mercado.
Uma vez definida a pauta e o formato, é importante você ter um roteiro, que pode ser mais detalhado ou ainda mais genérico. A lógica aqui é você ter um documento para não se perder na produção do episódio.
5 – Criação da identidade visual
Muitos clientes pensam que a produção do podcast envolve apenas a produção do áudio, que certamente é o principal elemento. Porém, algo ignorado, mas muito importante neste processo é a criação de elementos de identidade visual.
O seu podcast certamente terá um nome, um logo, portanto, ele precisa de uma identidade visual que esteja alinhada à temática e ao seu público.
À medida que novos episódios surgem diariamente na podsfera, é mandatório o seu podcast possuir excelentes componentes de comunicação, que se destaquem na internet e agregadores.
Com isso, um projeto bem estruturado deve possuir minimamente o seguintes itens de comunicação institucional:
- Nome
- Logomarca
- Site institucional
- Perfil em redes sociais
- Banners para agregadores
- Banners para redes sociais
- Flyer ou cartão
6 – Criação da identidade sonora
Nem apenas de elementos visuais a identidade do seu podcast é constituída. Como um projeto de áudio, é preciso criar uma identidade sonora própria para o seu podcast, que passa por:
- Definição de abertura;
- Criação de vírgulas sonoras, que de maneiras simples, são efeitos sonoros no seu podcast;
- Criação de vinhetas.
7 – Escolha da hospedagem
Antes mesmo de você iniciar a produção do seu podcast é preciso você estabelecer onde o seu podcast irá ficar hospedado. Por mais que você defina os agregadores, como Spotify, iTunes, Deezer, Google Podcast, entre outros, a hospedagem é outro serviço, muitas vezes confundida com a distribuição.
Basicamente a hospedagem é o coração do seu podcast. Será ela que garantirá vida do seu programa na internet. Um bom serviço de hospedagem vai oferecer uma excelente experiência para o seu ouvinte, portanto, escolha bem o seu serviço de hospedagem.
Veja abaixo algumas opções:
8 – Captação
Uma vez feito o setup inicial do seu projeto de podcast, é chegada a fase de captação, ou seja, o momento em que ele será gravado.
Nessa etapa existem dezenas de detalhes a serem considerados. Vou apenas mencionar os principais itens desta fase:
- Escolha do local de gravação;
- Definição de equipamentos, como microfones, computadores, mesa de som;
- Definição de host e convidados;
- Escolha de software de captação.
9 – Edição
A edição do podcast é uma etapa muito importante, pois será nela que todo aquele conteúdo bruto será lapidado, ao mesmo tempo que os elementos de identidade sonora serão inseridos no episódio.
A etapa de edição muitas vezes é negligenciada por produtores iniciantes de podscat. Importante destacar que não adianta uma excelente pauta e conteúdo, se a edição não for bem executada.
Por outro lado, não adianta você ter uma captação ruim, com muito ruído, por exemplo, e buscar corrigir tudo na edição.
Busque fazer uma excelente edição pois só assim o seu podcast terá um caráter profissional.
10 – Publicação e distribuição
Após a edição do podcast é importante que este conteúdo chegue ao seu público de interesse. O primeiro passo é ter definido previamente em quais agregadores o seu podcast estará disponível. A seguir alguns agregadores que são mandatórios para o seu podcast:
A distribuição do episódio em agregadores conhecidos do seu público é importante, mas não garante o sucesso do seu programa.
Para cada episódio você precisa de uma estratégia de promoção e distribuição. Neste caso é importante você considerar:
- Produção de um blogpost do episódio, para garantir um bom SEO para o seu podcast;
- Distribuição via redes sociais, com posts orgânicos e impulsionamentos;
- Divulgação entre amigos, familiares e clientes;
- Envio de newsletter para o seu mailing.
O que você achou deste post? Perceba que o universo dos podcasts é encantador, ao mesmo tempo complexo. Seja como ouvinte ou como produtor, existe muita coisa a ser descoberta!