No dia 16/06, o Spotify lançou o Spotify Greenroom, plataforma de áudio que permite usuários de 135 países, incluindo Brasil, entrar ou hospedar salas de áudio ao vivo – e transformar a conversa em podcasts depois.
Com capacidade de até mil pessoas, a plataforma oferecerá chat de texto administrado pelo host, gravação do áudio da conversa que pode virar podcast, moderação do Spotify por meio dessas gravações e oferta de gems (joias que podem ter algum valor monetário no futuro) aos palestrantes.
A plataforma do Facebook, lançada na última segunda-feira (21/06) é um tanto mais limitada. Na rede social de Zuckeberg apenas figuras públicas e alguns grupos dos Estados Unidos e usuários de iOS (Apple), podem criar salas de áudio ao vivo. Contudo, o número de ouvintes é ilimitado e pode incluir usuários de iOS e Android.
Semelhante ao Spotify Greenroom, no Facebook os ouvintes poderão enviar “estrelas” (moeda virtual da rede social) aos criadores em salas de áudio ao vivo. Ainda, uma série de podcasts selecionados também estarão disponíveis para ouvintes dos EUA.
Vale lembrar que o Clubhouse foi a primeira rede social de áudio apenas para convidados, chegando aos usuários de Android no último mês.