Em um mercado altamente competitivo, criar diferenciais, a partir da elaboração de estratégias de marketing jurídico, é fundamental para que escritórios de advocacia possam se destacar frente à concorrência. Nesse sentido, os rankings jurídicos se constituem como uma importante ferramenta para gerar diferenciação. Entre as principais publicações do mercado, destaca-se a Chambers and Partners, que avalia a atuação de escritórios no cenário nacional e internacional. Conquistar uma posição no guia, contudo, não é uma tarefa fácil e o processo ainda suscita muitas dúvidas entre advogados. Por isso, entender como funciona a Chambers and Partners é o primeiro passo para orientar a atuação do escritório.
Os rankings da Chambers no Brasil
A Chambers já realizava suas pesquisas sobre os escritórios de advocacia do Brasil antes de 2021, mas foi a partir deste ano que a empresa passou a publicar uma edição de seu guia voltado exclusivamente para a maior economia da América do Sul.
Liderada por Luís Bulcão, head de pesquisa da Chambers para o Brasil, a equipe de pesquisadores elabora seus rankings a partir das submissões das próprias bancas. Neste documento de submissão, os escritórios compartilham informações como número de colaboradores, principais clientes e parceiros comerciais, casos de destaque e áreas em crescimento. Também deve ser enviada uma lista de clientes dos últimos 12 meses, que poderão ser entrevistados pela equipe da Chambers.
A partir da submissão, a equipe da Chambers questionará os clientes do escritório, sob anonimato, considerando informações como:
- Qualidade do serviço ao cliente;
- Experiência da equipe, eficiência;
- Inovação, visão de negócios, entre outros.
Após as entrevistas, o conselho editorial da empresa se reúne para discutir e aprovar os resultados da pesquisa antes da publicação dos rankings.
Assim, para ser ranqueada pela Chambers, uma área do escritório necessita passar, obrigatoriamente, pelas seguintes etapas:
- Criação de conta: Antes de tudo, é necessário criar uma conta com a Chambers. Como todo o processo, esta etapa é gratuita e pode ser realizada por meio do e-mail disponível no site da publicação;
- Envio do formulário de submissão: Com o login em mãos, é necessário preencher os formulários da empresa e enviá-los de acordo com o calendário da Chambers. São dois documentos: um com a descrição da área a ser avaliada e seus casos de destaque e outro com a lista de clientes a serem entrevistados;
- Análise dos casos e entrevistas: a equipe da Chambers analisa de forma sistemática os documentos enviados e realiza entrevistas com os clientes dos escritórios
Para muitos, a forma como funciona a Chambers é conservadora, no sentido em que não há mudanças radicais entre uma edição do ranking e a próxima. No entanto, esta característica torna a publicação ainda mais respeitada, sendo um meio prestigiado de consolidar e fortalecer uma marca jurídica. Trata-se, então, de um guia capaz de influenciar decisões de negócios locais e internacionais.
Como funciona a Chambers and Partners: o processo de submissão
Uma das dúvidas mais recorrentes entre os escritórios é se a Chambers está restrita apenas aos maiores escritórios do país. Entretanto, segundo Bulcão, isso não é verdade: “A porcentagem de escritórios em relação aos formulários que a gente analisa é cerca de 30%. Isso serve para ilustrar que nosso objetivo é ranquear os melhores do mercado, mas, dito isso, tamanho não é documento. A Chambers não é para qualquer um, mas também não é exclusiva aos maiores escritórios”, disse.
É importante ressaltar que, em suas publicações, a Chambers não faz uma análise dos escritórios como um todo, mas sim de apenas uma área ou departamento. Os resultados, então, são muito mais influenciados pela qualidade do serviço prestado ao cliente do que pelo peso do escritório no mercado.
Outra dúvida constante é se é necessário pagar à empresa para aparecer nos rankings; não é. A equipe de pesquisa da Chambers está separada do departamento comercial e nenhuma taxa é cobrada para o envio da submissão. Todavia, os escritórios que chegaram ao ranking final podem pagar para receberem um espaço maior na publicação para a exposição de seu perfil.
O formulário de submissão deve ser entregue antes do prazo fixo e em um documento simples de Word, mas necessita conter uma lista de até 20 clientes para serem entrevistados sobre a atuação do escritório na área avaliada. Além da descrição sobre o departamento avaliado, o formulário também possui uma área para resumir casos de destaque.
Metodologia do ranking
Após o envio do formulário de submissão, a equipe de Pesquisa da Chambers realiza as já mencionadas entrevistas com os clientes dos escritórios analisados. Segundo o chefe de pesquisas da empresa no Brasil, as principais perguntas são sobre a qualidade e a complexidade do serviço prestado, principalmente sobre quais áreas e quais problemas levariam o cliente a buscar determinada equipe de advogados. A Chambers também requisita às empresas entrevistadas uma comparação entre os serviços e os resultados realizados entre os escritórios contratados no passado.
Além das entrevistas, também é realizada uma checagem de fatos e uma análise comparativa entre todos os escritórios avaliados. Outro fator importante na metodologia dos rankings é que a evolução dos advogados ao longo dos ciclos de pesquisa também é considerada para o resultado.
Todas as análises são realizadas de forma sistemática, sempre respeitando um modelo que permite comparar os escritórios avaliados ao longo dos anos sem gerar mudanças bruscas de resultado entre um ciclo de avaliação atual e seu predecessor.
Por este motivo, o prazo entre o envio da submissão de um escritório e sua aparição nos rankings pode ser demorado, durando no mínimo o tempo de um ciclo de pesquisa e em média dois a três ciclos. Assim, é perfeitamente normal um escritório não aparecer na publicação da Chambers após o primeiro envio da submissão e os participantes não devem desistir de enviar seus formulários nas próximas avaliações.
“Pode até ser que o escritório foi super bem avaliado em um determinado ciclo de pesquisa, mas a gente vai procurar se certificar por pelo menos dois ciclos de pesquisa até ranquear o escritório. Pode levar dois anos, muitas vezes três ou quatro”, explica Bulcão.
Aos escritórios que precisam de dicas para aparecerem nas publicações da Chambers, Bulcão afirma: “tem que estar atuando na área, tem que ter casos relevantes e ser reconhecido por esses casos. O escritório deve ter um serviço ao cliente excepcional, porque a opinião do cliente tem um peso enorme na pesquisa. Nada substitui ter uma atuação que seja admirada pelos participantes do mercado”.
Para saber mais sobre como funciona a Chambers e outros rankings jurídicos, ouça os episódios do Juridcast, podcast da Agência Javali:
Novidades da Chambers Brasil; com Luís Bulcão, head de research da Chambers para o Brasil
O papel dos rankings jurídicos para os escritórios; com a participação de Andréia Gomes, uma das maiores especialistas em marketing jurídico do Brasil
Entenda como funciona a Chambers & Partners; com Danielle Vidigal, que é consultora de diretórios e premiações jurídicas da Vidigal Marketing
A importância dos rankings jurídicos; com André Porto Alegre, CEO da Law Consulting, especializada em Gestão Legal
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