Uma pesquisa inédita no Brasil, desenvolvida pela Rede Globo e Ibope, levantou dados importantes sobre o consumo de podcasts no país. Segundo o estudo, 57%, dos mais de mil entrevistados, começaram a ouvir programas de áudio durante a pandemia de Covid-19, deixando o Brasil em 5º lugar no ranking mundial de crescimento no número de adeptos.
Um dos motivos para esse crescimento, segundo os próprios entrevistados, é o fato de eles se sentirem parte da conversa do programa, tornando o isolamento social menos solitário.
Nos EUA, o formato é extremamente valorizado e a publicidade em podcasts deve ultrapassar 1 bilhão de dólares em 2021. A pesquisa demonstra que o formato também se encaminha nesse sentido em território brasileiro, com 51% dos entrevistados se lembrando de ouvir alguma publicidade nos podcasts que consomem e afirmando que as marcas ganham credibilidade com essa associação.
Veja mais dados inéditos levantados pelo estudo:
- 31% dos entrevistados que já ouviam podcast antes da pandemia afirmaram ter aumentado o consumo durante o período;
- O consumo de podcast é geralmente feito em paralelo a outras atividades, sendo as principais: as tarefas domésticas (44%), enquanto navegam na internet (38%) e durante o estudo/trabalho (24%);
- Entre os formatos disponíveis, os preferidos são os que entre 15 e 30 minutos (31%) seguido por até 15 minutos (21%), entre 30 e 45 minutos (20%) e entre 45 e 60 minutos (13%).
Conheça o Juridcast, um podcast de marketing jurídico produzido pela Agência Javali.