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Leaders League: entenda o ranking e como participar

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21 de setembro de 2021

Ter o selo de qualidade de um ranking jurídico internacional é um diferencial muito desejado pelos escritórios de advocacia, mas muitos advogados ainda não conhecem a fundo como os rankings funcionam e o que deve ser feito para se destacar. A Agência Javali já publicou um guia sobre a Chambers and Partners, e neste artigo abordaremos outro diretório internacional, a Leaders League.

A Leaders League é um grupo internacional com sede na França e presença física em sete países, sendo um deles o Brasil. Com respeitada metodologia, seus rankings de advocacia têm alcance global e grande impacto sobre as decisões dos diretores jurídicos de empresas nacionais e europeias.

A empresa, no entanto, não restringe suas pesquisas apenas a este mercado e também publica rankings financeiros, destacando os melhores fundos, bancos de investimentos e assessores independentes. O grupo também pesquisa o mercado de peritos, investigadores forenses, câmaras de arbitragem, mediadores e pareceristas, entre outros. Segundo o editor-executivo da Leaders League Brasil, François Le Grand, esta busca por uma visão mais compreensiva e holística dos mercados é exatamente um dos fatores que diferenciam a Leaders League e tornam seu ranking tão importante para os escritórios de advocacia e seus clientes.

O grupo francês possui uma equipe no Brasil desde 2015 e a participação das bancas nacionais tem crescido ano a ano. Em 2020, o diretório jurídico recebeu 4.159 formulários enviados por mais de 200 escritórios diferentes. Ao todo, a equipe analisou 33.264 casos, contatou 14.722 clientes e passou 559 horas em entrevistas.

Para a publicação brasileira de 2021, 69 áreas de atuação foram ranqueadas, divididas em três ciclos de pesquisa: Disputes & Investigations, Innovation & IP e Finance & Corporate.

Metodologia e como participar

Para ter seu escritório analisado pela Leaders League, basta enviar um e-mail informando suas áreas de atuação para brasil@leadersleague.com, e a equipe do diretório irá encaminhar um kit de iniciantes, com um cronograma de pesquisa, formulários e descrições das melhores práticas.

A Leaders League utiliza quatro etapas ao conduzir suas pesquisas e a primeira delas é decisiva: a análise dos formulários de pesquisa enviados pelos escritórios.

“O primeiro e mais importante passo, de longe, é o envio dos formulários de pesquisa. Quanto melhor preenchido os documentos mais fácil avaliar os casos enviados e compreender a atuação do escritório”, afirmou o editor-executivo do grupo no Brasil, “o envio dos documentos de pesquisa é a oportunidade que o escritório tem para falar diretamente conosco, de apresentar em primeira mão o seu trabalho para o nosso time”, explicou Le Grand ao Juridcast, podcast de marketing jurídico da Agência Javali.

Estes formulários podem ser preenchidos em inglês ou em português, mas é fundamental que os participantes, ao descrever suas performances nos últimos 12 meses, informem as razões pelas quais deveriam ser destacados nos resultados do ranking.

A Leaders League pede informações detalhadas, como os 10 principais casos do último ano, os principais mercados em que o escritório atua, seus principais clientes, seus diferenciais, mudanças recentes na equipe de advogados e uma lista de clientes que podem ser contatados.

É importante destacar que nenhuma taxa é cobrada dos escritórios para participar da pesquisa ou para aparecer nos resultados da publicação.

A segunda etapa da pesquisa é composta pelas entrevistas com os clientes dos escritórios e outras pessoas que são decisivas para as áreas analisadas. A equipe do ranking solicita o feedback de empresários e diretores jurídicos por e-mail ou por breves conversas telefônicas, mas nunca cita o escritório que recomendou o entrevistado. Isto faz com que as conversas abordem o mercado jurídico de maneira ampla e as respostas dos entrevistados sejam mais espontâneas.

Nos ciclos de pesquisa do ranking de 2021, 27% dos entrevistados eram diretores jurídicos ou financeiros e 44% eram conselheiros, CEOs ou executivos de alto escalão. 73% são brasileiros, 11% estadunidenses, 8% latino-americanos e 6% europeus.

A terceira fonte de informação da Leaders League é a mídia especializada e os bancos de dados públicos. Agências de notícias, como o site JOTA ou a Thomson Reuters, são acompanhadas pela equipe responsável pelas pesquisas do ranking e a repercussão de determinados casos é considerada nas suas análises.

Na quarta e última etapa, as análises produzidas pela equipe brasileira da Leaders League são examinadas cuidadosamente por outros pesquisadores, para assegurar que não há nenhum viés nos resultados e que nenhuma informação importante foi ignorada.

Para concluir, é importante ressaltar que um escritório não deve desistir de participar da pesquisa após não ser listado nos resultados dos primeiros ciclos de pesquisa. Ser destacado no ranking é o resultado de esforços constantes na melhoria do relacionamento com os clientes, no fortalecimento da marca e de demais frentes que podem ser trabalhadas a partir do marketing jurídico.

Sempre vale lembrar, também, que os resultados dos rankings jurídicos podem ser fundamentais para a reputação de um escritório, mas devem ser sempre tratados como uma das diversas ferramentas para construção da marca da empresa.

Para saber mais, escute o episódio do Juridcast com o editor-executivo da Leaders League Brasil, François Le Grand!

Você também pode se interessar por: Como funciona a Chambers and Partners e Como funciona a Análise Advocacia

 

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