Em celebração ao mês da Consciência Negra e ao aumento das discussões sobre equidade racial, algumas plataformas e redes sociais lançaram ações para promover o trabalho e o desenvolvimento da comunidade negra.
O Facebook, em parceria com o PretaHub, lançou o programa de Aceleração de Negócios de Empreendedoras Negras, que tem o objetivo de destinar R$ 1,6 milhão para os negócios de 50 empreendedoras de comunidades de baixa renda, além de oferecer capacitação e mentoria.
A parceria também poderá ser vista na 20ª edição da Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, que ocorre entre os dias 20/11 e 10/12. No Instagram, os profissionais participantes da Feira tiveram acesso antecipado ao selo “Empreendedores Negros”, que destacará os perfis da comunidade na rede social. O selo já está disponível para outras contas comerciais da rede.
Por último, o Pinterest também elaborou uma iniciativa com a intenção de destacar os criadores e temas da comunidade negra por meio do Movimento Maravilha Preta, que foi uma parceria com a agência Black Influence. O Movimento contou com a participação de vários criadores e influenciadores, e tratou de assuntos como “Meu cabelo, minha coroa” e “Meus traços, minha história”.
As inscrições para o programa de Aceleração de Negócios de Empreendedoras Negras estão abertas até 19 de janeiro de 2022, no site da Feira Preta.