A pandemia enfrentada pelo Brasil desde fevereiro de 2020 certamente acelerou o surgimento e a inclusão de diversas tecnologias no dia a dia jurídico. Mas, mesmo com o fim das restrições sanitárias, pode-se observar que tais tecnologias vieram para ficar.
Confira algumas das principais tendências tecnológicas para o mercado jurídico no ano de 2022:
- Automatização de processos
A automatização permite que tarefas do cotidiano sejam feitas com mais velocidade e mais eficiência por um software inteligente.
Com esse tipo de recurso é possível sintetizar e organizar as informações de forma que tudo fique facilmente acessível em um único lugar. Ao eliminar o controle de documentos físicos ou manuais, a prática também reduz drasticamente a margem de erros, colaborando com a gestão de escritórios e departamentos jurídicos.
- Inteligência Artificial
Uma evolução da automação, as Inteligências Artificias são capazes de integrar todos os sistemas de gestão, controlar o fluxo de trabalho, identificar preferências e hábitos, personalizar a experiência do usuário e atuar como uma assistente virtual que colabora para que a inteligência humana fique focada nas questões mais importantes.
- Conciliação e mediação online
Reuniões físicas de conciliação e mediação cobram um tempo precioso em transporte que poderia ser utilizado de outras formas.
Para resolver isso, plataformas de negociação online oferecem recursos para que toda a questão seja resolvida remotamente, com toda a legalidade jurídica necessária, facilitando a vida de clientes e advogados.
- Comprovação de provas digitais
Em todas as áreas do Direito provas digitais podem surgir facilmente. Contudo, devido a facilidade de manipulação, elas dificilmente são aceitas em tribunais.
Para ajudar, novas plataformas de coleta online oferecem um ambiente regularizado, de alta confiabilidade e com preservação do caráter auditável, que geram a confiança de que aquela prova digital é verídica.
- Cursos de atualização tecnológica
Muitas dessas tecnologias, e tantas outras como Visual Law, Advocacia 4.0, Legal Design, Gaming Law e Venture Capital, não são abordadas nos cursos de Direito tradicionais.
Por isso, muitas EdTechs estão surgindo para oferecer essa atualização.
Seguindo a lógica do conteúdo que elas mesmo ensinam, as escolas oferecem cursos e ferramentas de aprendizado digitais para que os alunos não precisem sair de casa ou do escritório.