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Saiba como foi a 6ª edição do Fórum Marketing Jurídico

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15 de março de 2022

O 6º Fórum Marketing Jurídico, patrocinado pela Agência Javali, ofereceu aos seus participantes insights e reflexões de grande relevância para os escritórios de advocacia. O evento abordou temas impactantes como as regras para a publicidade na advocacia, experiência do cliente, estratégias para geração de negócios, endomarketing, Legal Design, e muito mais.

Greice Stocker, Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foi a primeira palestrante do Fórum e apresentou os principais pontos do novo provimento que regula o marketing na profissão. A seguir, Daniela Christovão, Head de Comunicação e Marketing do Souto Correa, e Andréia Gomes, fundadora da consultoria AGomes, debateram a aplicação prática dessas novas regras.

Para Christovão, o novo provimento valoriza a atuação do marketing jurídico, que deve ser interpretado como uma ferramenta para ampliar o acesso aos serviços prestados pelos escritórios e advogados. Já Gomes, por sua vez, ressaltou que, apesar do novo provimento da OAB flexibilizar as regras para a publicidade em buscadores e redes sociais, as estratégias de marketing na advocacia não podem se limitar apenas aos canais digitais.

Após a discussão sobre as novas regras da OAB, o Fórum reuniu quatro especialistas para discutir o marketing jurídico do ponto de vista estratégico. Os primeiros palestrantes desse painel foram Luiz André Velasques, Head de Comunicação e Marketing do Vernalha Pereira Advogados, e Marcel Daltro, Diretor Institucional, Comunicação e Projetos Estratégicos do Nelson Wilians Advogados; ambos compartilharam com o público experiências e exemplos de estratégias de suas bancas jurídicas.

A seguir, Leandro Ramos, cofundador da Agência Javali, realizou uma apresentação aprofundada sobre os desafios enfrentados pelos escritórios de advocacia empresarial para a geração de novos negócios.

“Na minha opinião, o marketing jurídico não pode se limitar apenas à exposição de marca. Recursos como SEO, redes sociais e anúncios continuam importantes, mas não alcançarão sozinhos os objetivos desejados pelos escritórios”, afirmou Ramos. “Para ter resultados, é preciso integrar o marketing com Business Development (BD) e para isso é necessário que a banca jurídica estruture minimamente uma área de geração de negócios”, completou

Além de diagnosticar desafios, o cofundador da Javali também explicou dois caminhos para a integração entre BD e marketing: a construção de Liderança de Pensamento e a elaboração de estratégias de Account Based Marketing (ABM, que pode ser traduzido como Marketing Baseado em Contas).



O painel sobre estratégias de marketing foi completado com uma palestra de Mariellen Romero, da táLIGADO Comunicação, com dicas para os advogados melhorarem sua presença no LinkedIn. Depois de uma breve pausa para o almoço, Fabiana Brazão, Head of Customer Experience do Jusbrasil, falou sobre o uso de tecnologia para atrair novos clientes e sofisticar serviços.

A apresentação do JusBrasil deu seguimento ao primeiro painel da tarde, que abordou os relacionamentos dos escritórios com mídia, clientes e colaboradores. Cynara Batista, Chief Operating Officer do New Law, e Alexandra Monteiro, Diretora de Desenvolvimento do Cliente e Relações Internacionais do Peixoto e Cury Advogados, fizeram uma apresentação sobre como o Legal Design pode ser utilizado para melhorar a experiência dos clientes jurídicos.

Batista explicou como Legal Design é uma “metodologia para encontrar soluções para resolver problemas na advocacia” e defendeu a importância desse conceito em um momento em que o “consumidor está cada vez mais empoderando, é cancelador, e tem voz para reclamar sobre os problemas dos serviços jurídicos.”

Rodrigo Scatambulo, Gerente de Comunicação e Marketing do SiqueiraCastro Advogados, colaborou com a discussão ao compartilhar orientações sobre o endomarketing e a comunicação interna das bancas jurídicas. “Não existe comunicação interna sem alinhamento entre marketing e a área de Recursos Humanos”, explicou Scatambulo. Para ele, “marketing não cuida das pessoas sozinho e o RH não vai se comunicar sem o marketing.”

Andrea Paolillo, Gerente de Desenvolvimento de Negócios do TozziniFreire, concluiu essa rodada de palestras com apontamentos sobre as relações entre o mercado jurídico e a mídia tradicional e online.

O último painel do dia foi dedicado às principais dúvidas dos escritórios sobre os rankings jurídicos e, para isso, contou com a presença de François Le Grand, Editor Chefe da Leaders League Brasil, e Silvana Quaglio, CEO da Análise Editorial. Por fim, Fred Ferraz, Diretor Comercial da Kurier, falou sobre como a jurimetria pode ser utilizada para melhorar o desempenho e ganhar produtividade.

Em suma, após oferecer tantos insights e oportunidades em mais uma edição bem-sucedida, o Fórum Marketing Jurídico continua a se consolidar como um dos maiores eventos do país sobre o assunto.

Escute também o episódio do Juridcast: A importância da Experiência do Cliente no mercado jurídico, com Sergio Sabino, do Machado Meyer Advogados.

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