A ferramenta de anúncios da Microsoft, o Audience Network, deve chegar em breve ao Brasil. Numa decisão estratégica, este será o primeiro país da América Latina a receber o recurso, que já estava disponível nos Estados Unidos, França e Reino Unido.
A ferramenta coleta informações sobre o comportamento dos usuários em diversas plataformas da Microsoft, como o Windows, Teams, Bing, Edge e o próprio LinkedIn (adquirido pela empresa em 2016). Com isso, consegue oferecer o acesso às audiências que outras ferramentas não conseguem alcançar.
Segundo o vice-presidente regional da Microsoft para a América Latina, Mariano Medina Walker, a principal persona a ser explorada é a denominada workday consumer. O perfil, que surgiu ao longo da pandemia e do crescimento do home office, corresponde às pessoas que misturam tarefas pessoais e profissionais ao longo do dia, mesmo fora do determinado horário de trabalho.
Um estudo, encomendado pela Microsoft, aponta que 60% dos cinco mil consumidores consultados realizam os dois tipos de tarefas simultaneamente, por considerá-las igualmente importantes. Uma pessoa que realiza a compra de mantimentos online durante uma reunião, ou aquela que prepara o café da manhã enquanto separa as tarefas do dia, são bons exemplos deste perfil.
Inteligência Artificial e algoritmos serão os responsáveis por aperfeiçoar as métricas do Audience Network, enquanto um time de funcionários observa casos em que usuários marcam determinado anúncios como desnecessários para avaliar a situação.
Depois do Brasil, será a vez do México de conhecer o recurso.