Que o consumo de podcasts aumentou exponencialmente no Brasil e no mundo durante a pandemia de coronavírus não é surpresa para ninguém. Contudo, empresas e agências têm enfrentado dificuldades para mensurar os resultados de publicidades realizadas neste canal.
Isso acontece porque as métricas tradicionais da publicidade consideram o viewability, clicks e CTRs – informações retiradas da interação do usuário com a tela que não estão disponíveis no podcast, meio que utiliza apenas o áudio. Além disso, também é preciso considerar que boa parte dos ouvintes faz o download do episódio, consumindo-o offline.
Por isso, Rodrigo Tigre, presidente do comitê de Áudio e Voz do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), destaca a necessidade de se aproximar dos métodos de publicidade das rádios.
Segundo ele, já é possível observar nos Estados Unidos – onde o investimento em publicidade em podcasts ultrapassou a marca de US$ 1,4 bilhão em 2021 – que anúncios dinâmicos de até 30 segundos, especialmente os inseridos no início do programa, são as principais métricas a serem consideradas.