Artigo publicado originalmente no Migalhas.
Ter um site é muito mais que seguir uma referência ou um modismo, é mostrar estrategicamente a essência do seu escritório.
O site é a principal ferramenta para o seu escritório? Não. Você precisa ter um site? Sim. Essas duas perguntas parecem controversas para você? Pode ser que um pouco, mas elas dizem muito sobre como está a estratégia do seu escritório.
Isso porque se você está com a estratégia em dia, você sabe quais os direcionamentos necessários para crescer considerando o seu nicho no mercado e, um fato que não deixa margem para questionamento é: a venda do serviço jurídico é baseada em confiança.
Logo sendo um escritório de advocacia empresarial, não é necessário realizar pesados investimentos em anúncios no Google para fazer um cliente descobrir o seu site, pois este potencial cliente provavelmente vai até você por indicação. Neste caso, o site torna-se um importante validador da sua reputação quando o cliente chega até você.
Nesse momento se torna crucial ter um site, isso porque a partir dele, o seu cliente vai conhecer mais sobre a especialidade que você atende, quem faz parte do seu escritório (nessa hora o LinkedIn atualizado também é fundamental), quantos anos você está no mercado, cases que marcaram sua trajetória, entre outras informações, daí o seu site ser a plataforma perfeita para apresentar todas suas credenciais de maneira clara e direta.
Você vê o seu site como uma plataforma estratégica?
Estratégia aqui é muito mais do que somente criar um site baseado em um escritório que você admira ou de um concorrente, é contratar quem sabe fazer sua construção com atenção aos detalhes, pensando em conteúdo, estrutura, domínio, hospedagem, acesso e navegabilidade entre outros itens.
A meu ver, existem 6 pontos essenciais para construção do seu site:
1. Fontes de inspiração: buscar referências não é um problema, mas apenas copiar deliberadamente sem considerar o seu escritório se torna um. Olhe inicialmente para dentro do seu escritório e não para fora e entenda a sua posição no mercado e como você pode usá-la para tornar seu site estruturado e bom para seu cliente.
2. Tenha fotos profissionais: contrate um fotógrafo para fazer as fotos dos advogados do seu escritório, siga um padrão, preze pela qualidade da imagem, isso aumenta a sua credibilidade.
3. Fuja de definições acadêmicas: quando for criar o conteúdo escrito do seu site, pense no leitor, evite o juridiquês, escreva com o português correto e facilite a sua leitura, de modo que qualquer pessoa leiga que chegue ao seu site possa compreender as suas informações.
4. Busque uma boa hospedagem na nuvem: a hospedagem do seu site é o “local” virtual que ele ficará armazenado, logo todos os dados que o compõem estão nela, eles precisam estar seguros e funcionando bem. Por isso, considere uma hospedagem confiável, como o da Amazon ou Digital Ocean.
5. Conte com um CMS de fácil atualização: o CMS (Content Management System) é a plataforma de construção e gerenciamento de sites e ela tem também grande influência sobre a estrutura dele e como vai ser a sua atualização no dia a dia. Preze por plataformas que sejam confiáveis e/ou que você ou o profissional contratado tenham facilidade em utilizar, como o WordPress.
6. Tenha um site de carregamento rápido: a navegação do site é o que faz com que seu cliente conheça todas as páginas ou desista na primeira, então foque em oferecer as pessoas que chegam até ele uma boa experiência, que seja responsiva e rápida, tanto no mobile, quanto no desktop.
Esses são os itens básicos que você precisa estar atento ao construir seu site, mas eles não são os únicos, os detalhes são muitos, por isso é importante contar com um especialista para fazer essa definição para o seu escritório.
Por outro lado, sugiro evitar erros comuns na construção do seu site, que já pude observar no mercado:
- Copiar o site de outros escritórios sem considerar as suas principais características;
- Não apresentar o diferencial do seu escritório ou demonstrá-lo de uma forma muito prolixa ou usar muito juridiquês;
- Colocar as áreas de atuação sem explicá-las ou detalhar de uma maneira muito complicada, o que pode dificultar o entendimento do cliente;
- Hospedar o site em serviços ruins que fazem com que ele caia constantemente, prejudicando a experiência do cliente;
- Não mostrar sua equipe no site ou mostrá-la sem apresentar o diferencial de cada advogado;
- Postar muitas fotos da estrutura física do escritório, em forma de ostentação, além de ser contra as normas da OAB, essas imagens não acrescentam informações relevantes sobre o trabalho que você oferece.
Uma dica que eu dou é contratar um profissional com experiência no mercado jurídico para construção do seu site. Tenha em mente que fazer um site de um escritório de advocacia é bem diferente da construção de um site de uma indústria, um e-commerce ou um pet shop, por exemplo.
Ao levantar orçamentos sobre o desenvolvimento de um site institucional, entenda que a dispersão de preços tende a ser grande. Muitas vezes, para um mesmo escopo, você poderá encontrar um orçamento de R$5.000 e outro de R$50.000. Não necessariamente a proposta mais cara é a melhor, mas saiba que não existem milagres: a construção de um site é um projeto complexo, que envolve equipes multidisciplinares, como designers, redatores, gestores de projetos e programadores. Portanto, uma entrega de qualidade exige bastante horas envolvidas de uma equipe sênior. Se tiver dúvidas sobre uma agência, consulte o seu portfólio e observe seu estilo criativo e fale com clientes que já trabalharam com esta empresa.
Lembre-se que o site institucional do escritório é o seu hub de comunicação. Portanto, deve ser uma plataforma estratégica, que irá lhe ajudar a se destacar no mercado. Com isso, não existe muito espaço para improvisos quando falamos da sua principal “casa” na internet.