Nas últimas semanas, o Instagram apresentou uma série de novidades que tinham como foco a promoção de vídeos e os conteúdos recomendados para os usuários.
Com isso, o número de reclamações sobre as alterações foi aumentando até culminar na criação do movimento “Faça o Instagram ser o Instagram de novo”. Promovido por criadores de conteúdo, entre eles grandes nomes como Kylie Jenner e Kim Kardashian, a moção divulgou uma petição que reuniu a assinatura de mais de 280 mil pessoas.
As reclamações giravam em torno de três alterações:
- O número de postagens recomendadas no feed principal, que acabavam aparecendo mais do que as dos perfis que eram seguidos;
- O feed em tela cheia, que acabaria com a tradicional “rolagem” no Instagram;
- A priorização pelo alcance dos vídeos que fez a plataforma deixar de ser uma rede social de fotos.
Em resposta aos protestos, a plataforma anunciou que vai encerrar temporariamente os testes com o feed em tela cheia e trabalhar melhor nos algoritmos dos conteúdos recomendados. “Se você está vendo em seu feed recomendações que não te interessam, isso significa que estamos fazendo um trabalho ruim na classificação e precisamos melhorar”, ponderou Adam Mosseri, CEO do Instagram.
Com relação aos vídeos, o discurso foi um pouco diferente. Tanto Mosseri quanto Mark Zuckerberg, CEO da Meta, defendem o investimento no recurso, justificando que as pessoas compartilham, curtem e consumem mais os vídeos. Dessa forma, essa seria apenas uma evolução natural de acordo com o que o público tem demandado.
Apesar de toda a polêmica, especialistas apontam que o Instagram deve continuar sendo a principal rede social no mundo (em tempo gasto diariamente), mesmo com o crescimento do seu principal concorrente, o TikTok.
Por fim, Mosseri afirmou que a plataforma não se arrepende das novidades que tem sugerido: “Estou feliz por termos arriscado – se não falhamos de vez em quando, não estamos pensando grande o suficiente ou sendo ousados o suficiente. Mas definitivamente precisamos dar um grande passo atrás e nos reagrupar”, disse o CEO.
Entenda melhor como o Instagram pode ser utilizado no universo jurídico na pesquisa Uso do Instagram por Escritórios de Advocacia, produzida pela Agência Javali.