A produção de podcasts no Brasil teve um grande salto nos últimos três anos e, hoje, existem mais de dois milhões de programas de áudio espalhados pela internet, segundo a pesquisa Podcast Insights 2021.
Com esse crescimento, as marcas têm encontrado um novo canal para se comunicar com a sua comunidade. Para isso, além de se preocupar com detalhes mais técnicos – como a duração do episódio, formato da produção, identidade visual e sonora etc. –, as empresas têm investido em programas que se encaixem nos contextos e momentos do público-alvo.
É o caso da PepsiCo, que lançou o “PEPcast”. Ao entrevistar funcionários, profissionais do mercado e influenciadores sobre os principais temas do mercado de trabalho, o principal objetivo do programa é formar os futuros candidatos e funcionários da empresa.
No mercado jurídico, os escritórios de advocacia também têm investido, cada vez mais, na produção de podcasts, sendo justamente o formato de entrevistas o mais utilizado pelas bancas jurídicas, conforme revelou a pesquisa Podcasts no Mercado Jurídico, realizada pela Agência Javali.