Pesquisar

WhatsApp recebe chatbot que aponta termos capacitistas

Por

13 de outubro de 2022

A Meta anunciou, na Feira de Acessibilidade – evento que busca debater o uso de tecnologia a favor da acessibilidade -, o ConverGente, bot conversacional para o WhatsApp. Desenvolvido em parceria com a Take Blip, o chatbot oferecerá um espaço seguro para que as pessoas possam perguntar e ter acesso a informações confiáveis que podem trazer mais conscientização sobre o capacitismo.

O bot tem capacidade para identificar cerca de 30 termos considerados capacitistas – ou seja, aqueles que retratam deficiências de forma pejorativa –, nas esferas auditiva, visual, física e neuro divergentes. O principal objetivo do recurso é expor e explicar o aspecto preconceituoso de expressões como “não tenho braço para isso” ou “fingir demência” e sugerir outros termos que não sejam ofensivos às pessoas com deficiência (PCD).

Daniel Costa, chariman & head de people da Take Blip, afirmou que menos de menos de 1% dos sites brasileiros passam nos testes de acessibilidade, por isso é importante levar as pessoas a repensarem seus discursos considerando a questão do respeito.

No episódio do #122 do Juridcast, conversamos com André Fischer sobre a comunicação inclusiva e como as empresas podem adaptar a sua linguagem na prática.

Compartilhe

Newsletter

    Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma boa experiência de navegação e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.