Presença de profissionais diversos contribui para comunicação mais inclusiva
De acordo com o relatório anual da Associação Nacional dos Anunciantes (ANA), dos Estados Unidos, em parceria com a Alliance for Inclusive and Multicultural Marketing (AIMM), as organizações americanas têm tido mais resultados ao ampliar a diversidade em suas equipes de marketing. Este progresso, no entanto, tem ocorrido de forma muito lenta.
Segundo o relatório, 29,1% dos profissionais de marketing das empresas são diversos – crescimento de 3,1% em relação a 2018. As posições de Chief Marketing Officer (CMO), no entanto, são compostas, em maioria, por pessoas brancas. Nessa categoria, a diversidade é de apenas 14,6%.
Quando se trata de etnias, colaboradores negros representam 7,2% da força de trabalho da indústria, percentual abaixo da representatividade da população preta nos EUA, que corresponde a 12,1% do total. Em relação às questões de gênero, mulheres representam 68,3% da força de trabalho no marketing e funcionários não-binários somente 0,1%.
O relatório foi desenvolvido com base em respostas concedidas por mais de 32 ml pessoas a respeito de identidade de gênero e de 29 mil pessoas a respeito de etnias.
A presença de profissionais diversos na área de marketing também pode refletir na comunicação das empresas. O estudo “DE&I em Marketing: Um Relatório Global da Shutterstock”, de 2021, revela as opiniões e ações de 2.700 profissionais de marketing do Brasil, Austrália, França, Itália, Alemanha, Coréia do Sul, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos sobre o uso de conteúdo de diversidade em peças e campanhas e como os recentes eventos globais afetaram suas decisões.
Globalmente, quase dois terços dos entrevistados (63%) afirmam que movimentos como ‘Black Lives Matter’ impactaram significativamente as decisões de conteúdo nos últimos 12 meses. O Brasil teve o maior índice: 71% dos profissionais sentiram esse impacto, e 69% estão atentos para refutar o colorismo ao selecionar conteúdos.
Mais de um terço (34%) dos profissionais de marketing acreditam que representar o mundo em que vivemos é o objetivo mais importante para o conteúdo usado no marketing. Para os brasileiros, esse número é ainda maior: 43% – um crescimento significativo em comparação a 2019, quando este percentual era de 39%.