Pesquisar

Soft Skills serão ainda mais importantes em 2023

Por

22 de novembro de 2022

Um levantamento realizado pela norte-americana ZipRecruiter e um estudo da empresa de recrutamento brasileira Robert Half, em parceria com a escola de educação corporativa The School of Life Brasil revelam que em 2022 a procura por soft skills se intensificou e que a busca por esse tipo de habilidade  deve continuar em 2023.

Os estudos também mostram que a comunicação é a habilidade mais procurada, e que isso se deve aos dois anos de trabalho remoto, que demonstrou como as falhas nessa competência específica podem afetar a efetividade do serviço entregue.

Além da comunicação, o levantamento da ZipRecruiter apontou que bom relacionamento com o cliente, planejamento, gestão de tempo, gerenciamento de projetos e pensamento analítico são outros conhecimentos requisitados.

Já o estudo da Roberto Half e The School of Life Brasil mostra que líderes e liderados têm visões diferentes:

  • Líderes querem desenvolver em si mesmos espírito empreendedor, calma e comunicação; e querem gerar em seus liderados habilidades de comunicação, decisão e objetividade.
  • Liderados querem desenvolver em si mesmos confiança, calma e liderança; e gostariam que os líderes fortalecessem aspectos como comunicação, apoio e empatia.

No entanto, o CEO da Revvo, empresa de aprendizagem digital corporativa, Richard Uchôa, acredita que as soft skills são diferenciais e não devem ser mais marcantes do que as habilidades técnicas de cada função. “Podemos falar que somos contratados pelas hard skills e, muitas vezes, demitidos por falta de soft skills“, pontua Uchôa.

Compartilhe

Newsletter

    Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma boa experiência de navegação e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.