Levantamentos apontam que o principal buscador de conteúdo na internet permanece sendo o Google, com cerca de 8,5 bilhões de buscas diárias. Parte considerável dessas pesquisas está concentrada no Brasil. Isso porque de acordo com pesquisa realizada pela Statista e Cumponation, em 2020, o país ocupou o segundo lugar em “participação do tráfego de pesquisa na área de trabalho originado do Google”.
Para cada pesquisa na internet, seja através Google, Bing ou qualquer outro buscador, há inúmeras páginas, com diversos conteúdos. Com isso, um dos principais desafios às empresas e produtores de conteúdo, nesta era tecnológica, é destacar a sua produção perante a tantas outras.
Pensando nesse aspecto de visibilidade orgânica, surgiram as primeiras estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que tem como objetivo central um melhor ranqueamento em pesquisas online. Mas, como organizar o SEO para o seu site?
Passos e ferramentas fundamentais à implementação de SEO
O destaque de ranqueamento de uma publicação começa antes mesmo dela ser criada. A organização do site com plugins, análises e buscas por palavras-chave é extremamente significativo para o desempenho da publicação.
Confira medidas indispensáveis a quem busca uma boa colocação no SERP (página de resultados do mecanismo de pesquisa):
- Google Search Console e Bing Webmaster Tools: a configuração dessas ferramentas é fundamental para acompanhar a performance de seu site nos mecanismos de busca. O Google Search Console fornece informações importantes sobre os dados e o desempenho de seu site. Com tais informações, o tráfego e a visibilidade orgânica podem ser melhorados;
- Google Analytics: uma das ferramentas mais conhecidas quando o assunto é sobre organização de dados, o Google Analytics permite o acompanhamento de dados e informações sobre quantas pessoas visitam o site, quem são e como interagem com os conteúdos;
- Semrush: é uma plataforma utilizada para pesquisa de palavras-chave e dados de ranqueamento online, considerando as métricas como volume de pesquisa e custo por clique;
- Plugin de SEO (WordPress): o WordPress permanece sendo o principal CMS (Sistema de gerenciamento de conteúdo) da internet. Neste caso, é recomendável a utilização e configuração de um plugin de SEO para utilizar dentro da ferramenta, otimizando, assim, o conteúdo. Os plugins mais utilizados na plataforma são o Plug in SEO e o Yoast.
A relevância das palavras-chave à classificação no SERP
O desempenho de um SEO bem concretizado pode ser medido através do posicionamento de seu conteúdo e, para negócios, a taxa de conversão.
Tão importante quanto estar ranqueado, é estar ranqueado de maneira correta. Por esse motivo, deve haver um cuidado distinto com a pesquisa e organização de palavras-chave. Confira algumas dicas:
Identificação de concorrência: um dos primeiros passos para se ter uma diretriz acerca de palavras-chave, é pesquisar quais termos utilizados pela concorrência trazem bons resultados. Além disso, o próprio Semrush, permite a verificação sobre quais empresas e produtores competem pelo mesmo espaço.
Palavras-chave comerciais e variações: as palavras-chave comerciais são palavras que geram leads, vendas e conversões ao negócio. É importante estar ciente e encontrar essas palavras para, desta maneira, elaborar o conteúdo de forma assertiva com uma alta taxa de conversão. Outro ponto que deve ser estudado com cautela são as variações de palavras-chave. Conhecida como variações de palavras-chave de cauda longa, são palavras genéricas que auxiliam o engajamento do conteúdo, possibilitando novas taxas de conversões. Por exemplo, o termo “Jurídico” aparecerá nas buscas “escritório jurídico”, “consultor jurídico”, “âmbito jurídico”, entre outros.
Entender a necessidade do público-alvo: entender as perguntas feitas por usuários permite com que o conteúdo produzido seja ainda mais assertivo e direcionado. Hoje, a internet é o principal veículo para buscar respostas. Produzir conteúdos que respondam às questões faz com que o alcance e a taxa de respostas seja ainda maior.
Há inúmeras outras formas e táticas de SEO para que conteúdos ocupem lugar de destaque, de forma orgânica, no SERP. Há o SEO técnico que trata sobre a velocidade do site, domínios duplicados, entre outros.
Independente do modelo, da ferramenta e técnicas utilizadas, para que os esforços feitos em SEO tenham sentido é fundamental que o conteúdo seja atrativo e responsivo. A taxa de conversão do SEO depende muito do conteúdo produzido.