Buscando entender com quais temas as equipes de marketing devem se preocupar ao longo de 2023, a consultoria Gartner traçou as cinco tendências mais impactantes para o marketing em diversos setores.
Confira as previsões e como elas podem afetar o mercado jurídico:
Combate a fake news e comprovação de autenticidade de conteúdos
Nos últimos anos, o desenvolvimento e a propagação de informações enganosas ou manipuladas tem ganhado força. Agora, uma nova inteligência artificial (IA) generativa, que cria artefatos (como imagens e vídeos) realistas, se apresenta como uma grande ameaça.
Por isso, as equipes de marketing e de produção de conteúdo devem estar atentas a veracidade de todo e qualquer conteúdo produzido ou compartilhado. Esse cuidado deve servir não só para combater a desinformação, como também para mitigar os riscos com relação à imagem e autoridade reconhecidas do escritório.
Uso ético e responsável de IA
Continuando o tópico de como objetivos maliciosos podem alcançar novos patamares de perigo utilizando as IAs, ações como a Lei da Inteligência Artificial da União Europeia e a Declaração da Inteligências Artificial dos Estados Unidos demonstram que governos e sociedade civil estão prontos para condenar o uso antiético da tecnologia.
Dessa forma, assim como os artistas são responsáveis pelas reverberações das artes que criam, empresas e escritórios de advocacia devem se ver como encarregados das consequências do uso de IAs em suas operações.
Aplicação estratégica de IA
Por outro lado, apesar de todo o risco que o uso inadequado da tecnologia pode trazer, é inegável que as Inteligências Artificiais podem facilitar e agilizar o dia a dia das equipes de marketing e de outros setores.
Por isso, é natural que os líderes estejam buscando formas de utilizar esses recursos parar refinar os processos de operações, reduzir atritos e eliminar redundâncias, além de liberar o capital humano para tarefas mais criativas.
Adaptabilidade da publicidade digital
Dados da Gartner apontam que 85% das famílias com renda superior a US$120 mil estarão dispostas a pagar por planos de assinatura, softwares e hardwares que evitam a publicidade digital.
Neste cenário, aumenta a necessidade de buscar alternativas para esse serviço, sendo uma delas já visível: a inserção de publicidades em planos mais baratos de serviços de streaming como Netflix e Disney+.
Para os escritórios de advocacia, no entanto, o marketing de conteúdo continua sendo o principal aliado, uma vez que, ao entregar a informação que o cliente busca, não deve gerar o incomodo que outros tipos de anúncios digitais mais invasivos provocam, além de estar em conformidade com as normas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Tendências para o Direito
Recentemente, a Agência Javali lançou o guia Tendências do mercado jurídico para 2023, que contou com a colaboração de renomados especialistas, que apontaram tendências para o mercado jurídico em sete macro áreas: marketing, gestão, Business Development, RH, departamentos jurídicos, inovação e ESG.
Baixe o guia gratuitamente aqui.