Anualmente, a consultoria global Protiviti e o NC State University’s ERM Initiative, promovem um levantamento sobre os principais riscos corporativos que as empresas devem enfrentar.
A edição de 2023 ouviu 1.304 executivos e profissionais C-level de todo o mundo, e concluiu que esse ano é considerado o “mais arriscado” e “mais crítico”, em comparação com os 11 anos anteriores da pesquisa.
Além disso, o levantamento identificou que dois dos 10 principais riscos corporativos no Brasil estão relacionados à gestão de pessoas: questões relacionadas à diversidade e inclusão e aumento nos custos da mão de obra.
Segundo Daniela Coelho, diretora de gestão de riscos da Protiviti no Brasil, “esse quadro de instabilidade é reforçado pelas movimentações dos trabalhadores, com uma maior demanda por flexibilidade e benefícios, além da tendência de inflação acelerada e aumentos previstos nos custos trabalhistas.”
Por isso, a especialista entende que alinhar as habilidades dos profissionais com a evolução dos processos de negócios e as preferências dos clientes deve ser o foco das lideranças.
Confira os dez maiores riscos para as empresas no Brasil, em 2023:
- 1. Mudanças nas perspectivas sobre questões relacionadas à diversidade, equidade e inclusão ocorrem em uma velocidade maior do que as organizações são capazes de gerenciar, o que pode afetar a capacidade de atrair e reter talentos;
- 2. Rápida velocidade das inovações disruptivas, que ultrapassa a capacidade de competição e de mudança nos modelos de negócios;
- 3. A organização pode não ser suficientemente “resiliente” ou ágil para gerenciar crises;
- 4. Aumentos nos custos de mão de obra podem afetar o alcance de metas de lucratividade;
- 5. Condições econômicas podem restringir oportunidades de crescimento;
- 6. Oportunidades de crescimento orgânico podem ser limitadas;
- 7. Acionistas ativistas buscarão mudanças no plano estratégico e na visão da organização;
- 8. Riscos de terceiros por dependência ou por impactos na imagem da empresa;
- 9. Aumento nas taxas de juros, impacto nos custos de capital e nas operações;
- 10. Manutenção da fidelidade e retenção de clientes.