A funcionalidade deve facilitar a comunicação de empresas com clientes
O WhatsApp lançou as Comunidades globalmente em novembro de 2022, mas, por conta de uma recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a novidade só chegou no Brasil no final de janeiro deste ano.
Contudo, o recurso ainda não está disponível na versão do aplicativo destinadas às empresas, algo que tem gerado muita espera daqueles que desejam utilizar a opção com grupos de clientes selecionados e equipes internas.
Em suma, as Comunidades funcionam como um grupo para até 1.024 contatos, no qual apenas o administrador pode publicar. Dentro dele, o administrador pode aprovar subgrupos nos quais os membros podem conversar.
Especialistas apontam que as empresas podem utilizar essa nova função de duas formas principais:
- Internamente, onde os subgrupos seriam formados pelas distintas áreas e equipes, utilizando a Comunidade como canal de comunicação oficial;
- Para se comunicar com clientes, enviando anúncios e coletando feedback, utilizando os subgrupos como canais de engajamento.
Ainda não se sabe quando a configuração estará disponível no WhatsApp Business, mas a sua estrutura já pode ser vista no código da versão Beta.