A nova edição do ranking das marcas brasileiras mais valiosas do ano, em valor de mercado, já está disponível. Realizada pela Interbrand há 22 anos, a pesquisa revelou que o valor de mercado das 25 marcas mais valiosas de 2022/2023 somadas chega a R$ 153 bilhões e é 6% maior em comparação ao resultado do estudo feito em 2021/2022. Para compor o ranking, a organização entrevistou cerca de 1.100 brasileiros com mais de 15 anos das classes A, B e C.
As primeiras posições são dominadas por bancos e cervejarias, e repetem a ordem da última edição: Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Banco do Brasil.
As novidades positivas vão para o Nubank, que aparece no ranking pela primeira vez e já chegou no Top 10, e para a Renner, que teve o maior crescimento no valor da marca desde a última edição (14%).
Já o destaque negativo, como era esperado, ficou com a Americanas. A rede de varejo perdeu 53% do seu valor de mercado, queda diretamente relacionada à crise contábil que a empresa vem enfrentando desde janeiro de 2023.
Confira as 25 marcas brasileiras mais valiosas de 2022/2023:
- 1. Itaú – R$ 44.385 milhões
- 2. Bradesco – R$ 28.620 milhões
- 3. Skol – R$ 18.865 milhões
- 4. Brahma – R$ 13.325 milhões
- 5. Banco do Brasil – R$ 10.336 milhões
- 6. Natura – R$ 9.730 milhões
- 7. Nubank – R$ 3.837 milhões
- 8. Magazine Luiza – R$ 3.509 milhões
- 9. Vivo – R$ 3.003 milhões
- 10. Petrobras – R$ 3.003 milhões
- 11. Renner – R$ 1.987 milhões
- 12. XP Investimentos – R$ 1.828 milhões
- 13. Posto Ipiranga – R$ 1.218 milhões
- 14. Drogasil – R$ 1.163 milhões
- 15. Claro – R$ 1.111 milhões
- 16. Porto Seguro – R$ 980 milhões
- 17. Havaianas – R$ 942 milhões
- 18. Cielo – R$ 941 milhões
- 19. Americanas – R$ 844 milhões
- 20. Assaí Atacadista – R$ 720 milhões
- 21. Atacadão – R$ 684 milhões
- 22. PagSeguro – R$ 645 milhões
- 23. Localiza – R$ 625 milhões
- 24. SulAmérica – R$ 610 milhões
- 25. Hering – R$ 583 milhões