Não faz muito tempo que as redes sociais eram espaços apenas para se conectar com família e amigos. Assim, apenas essas pessoas de confiança e convívio pessoal tinham acesso às suas fotos e opiniões.
Contudo, nos últimos anos, as redes sociais mais utilizadas têm adotado recursos para que as publicações tenham um alcance muito maior, muitas vezes atravessando fronteiras e oceanos, e chegando a impactar diretamente a vida profissional dos usuários.
Neste cenário em que não se tem muito controle sobre quem verá o que você publica e o que essas pessoas farão com esse conteúdo, quais são os cuidados que podem ser adotados para que a imagem, tanto pessoal quanto profissional, não seja afetada negativamente?
Veja abaixo algumas dicas:
Se preocupe com a sua credibilidade
As pessoas que te acompanham confiam no que você diz, por isso é importante sempre utilizar fontes oficiais e garantir que a informação que está compartilhando é real. Lembre-se que as fakes news, que já fazem parte da internet, podem tomar proporções inimagináveis rapidamente.
Pense bem antes de publicar
No mundo digital, apagar algo não significa que o conteúdo sumirá. Por isso, tenha muito cuidado com o decide publicar. No âmbito profissional, por exemplo, evite mostrar o logo da empresa em ambientes inadequados e tome cuidado para não publicar documentos confidenciais.
Ao falar da sua empresa, alinhe com a equipe de Comunicação/Marketing primeiro
O engajamento dos colaboradores é uma arma poderosa para as instituições, desde que seja feito da forma adequada. Nunca publique fotos de eventos antes do canal oficial, por exemplo, e confirme se o conteúdo que está divulgando pode, de fato, ser público.
Cuidado com opiniões que possam ofender ou desrespeitar
Mesmo que a sua empresa não esteja diretamente envolvida com as suas redes sociais pessoais, é bem provável que seus colegas de trabalho e até clientes estejam. Por isso, evite falar mal de outras pessoas nas redes sociais e atente-se a brincadeiras que podem ser preconceituosas.
Como uma dica final, é possível imaginar que imagens e informações que você não se sentiria confortável em compartilhar nos corredores da empresa ou com as suas lideranças, provavelmente, também deveriam estar fora das redes sociais.