Pesquisar

Boas práticas para sua imagem nas redes sociais

Por

28 de junho de 2023

Não faz muito tempo que as redes sociais eram espaços apenas para se conectar com família e amigos. Assim, apenas essas pessoas de confiança e convívio pessoal tinham acesso às suas fotos e opiniões.

Contudo, nos últimos anos, as redes sociais mais utilizadas têm adotado recursos para que as publicações tenham um alcance muito maior, muitas vezes atravessando fronteiras e oceanos, e chegando a impactar diretamente a vida profissional dos usuários.

Neste cenário em que não se tem muito controle sobre quem verá o que você publica e o que essas pessoas farão com esse conteúdo, quais são os cuidados que podem ser adotados para que a imagem, tanto pessoal quanto profissional, não seja afetada negativamente?

Veja abaixo algumas dicas:

Se preocupe com a sua credibilidade

As pessoas que te acompanham confiam no que você diz, por isso é importante sempre utilizar fontes oficiais e garantir que a informação que está compartilhando é real. Lembre-se que as fakes news, que já fazem parte da internet, podem tomar proporções inimagináveis rapidamente.

Pense bem antes de publicar

No mundo digital, apagar algo não significa que o conteúdo sumirá. Por isso, tenha muito cuidado com o decide publicar. No âmbito profissional, por exemplo, evite mostrar o logo da empresa em ambientes inadequados e tome cuidado para não publicar documentos confidenciais.

Ao falar da sua empresa, alinhe com a equipe de Comunicação/Marketing primeiro

O engajamento dos colaboradores é uma arma poderosa para as instituições, desde que seja feito da forma adequada. Nunca publique fotos de eventos antes do canal oficial, por exemplo, e confirme se o conteúdo que está divulgando pode, de fato, ser público.

Cuidado com opiniões que possam ofender ou desrespeitar

Mesmo que a sua empresa não esteja diretamente envolvida com as suas redes sociais pessoais, é bem provável que seus colegas de trabalho e até clientes estejam. Por isso, evite falar mal de outras pessoas nas redes sociais e atente-se a brincadeiras que podem ser preconceituosas.

Como uma dica final, é possível imaginar que imagens e informações que você não se sentiria confortável em compartilhar nos corredores da empresa ou com as suas lideranças, provavelmente, também deveriam estar fora das redes sociais.

Compartilhe

Newsletter

    Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma boa experiência de navegação e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.