A Meta lançou em código aberto uma ferramenta de inteligência artificial (IA), batizada de AudioCraft, para a criação de músicas e sons por meio de comandos de texto.
O AudioCraft consiste na junção de três modelos de IA de geração de som:
- MusicGen: utiliza entradas de texto para gerar música;
- AudioGen: usa instruções escritas para criar sons como passos e animais;
- EnCodec: permite que os usuários criem sons com menos artefatos.
Com esses recursos, a Meta espera que o AudioCraft auxilie na criação de músicas e trilhas em todos os cenários. Em seu comunicado oficial, a empresa fala tanto do “músico profissional podendo explorar novas composições” quanto do “pequeno empresário adicionando uma trilha sonora ao seu vídeo no Instagram”.
Contudo, gravadoras e artistas já sinalizaram um receio com os perigos dessa IA, começando pelo treinamento da ferramenta, que deve ser realizado sem a utilização de qualquer material protegido por direitos autorais – uma situação que pode acabar acontecendo.
Já em relação ao código aberto, o objetivo, segundo a Meta, é fomentar a avaliação de terceiros, o que traria mais diversidade para os dados utilizados para o treinamento da ferramenta. “Esperamos que outros pesquisadores possam testar mais facilmente novas abordagens para limitar ou eliminar possíveis vieses e uso indevido de modelos generativos”, afirma a empresa no comunicado de lançamento.