O LinkedIn lançou um selo de verificação de identidade gratuito para usuários brasileiros. A medida tem como objetivo oferecer um mecanismo para garantir a autenticidade das contas na rede social profissional e, assim, aumentar também o nível de confiança na plataforma.
A nova funcionalidade pode ser obtida gratuitamente por qualquer pessoa por meio da confirmação do e-mail corporativo ou pelo Persona, uma ferramenta especializada em verificação de identidade. Os e-mails serão confirmados pelas empresas e verificados novamente a cada 365 dias.
De acordo com Milton Beck, diretor geral do LinkedIn para América Latina e África, “adicionar esse grau de confiança e autenticidade ajuda a garantir que as pessoas e as empresas com as quais interagimos sejam reais.”
Como obter o selo
E-mail corporativo
Colaboradores que possuem um e-mail corporativo com o domínio da empresa em que trabalham podem solicitar um código para comprovarem sua identidade, que será válido por 15 minutos.
É possível fazer a solicitação via navegador, pelo link linkedin.com/verify, ou pelo aplicativo no smartphone. Para isso, basta seguir os seguintes passos:
- Acesse o seu perfil no aplicativo (Android | iOS)
 - Toque no ícone de três pontos (mais)
 - Acesse “Sobre este perfil”
 - Entre em “Verificar agora”
 - Informe o e-mail corporativo
 - Toque em “Enviar código”
 - Abra seu e-mail e verifique o código enviado
 - Informe o código no aplicativo e toque em “Confirmar”
 
Persona
O Persona utiliza uma tecnologia de leitura de documentos oficiais com chip NFC. Para utilizar a ferramenta para solicitar o selo, siga os seguintes passos:
- Acesse o seu perfil no aplicativo
 - Toque no ícone de três pontos (mais)
 - Acesse “Sobre este perfil”
 - Entre em “Verificar agora”
 - Aceite os temos de uso do Persona
 - Tire uma foto do seu documento oficial com NFC
 - Escaneie o chip NFC do documento
 - Tire uma foto
 - Confirme o envio dos dados para autenticar a conta.
 
Vale lembrar que, nesta modalidade, o nome do perfil na rede social precisa ser o mesmo apresentado no documento oficial.
Além disso, os usuários poderão remover o selo do LinkedIn acessando Configurações e Privacidade > Verificações.
				