Conhecida popularmente como “cookies de terceiros”, a coleta e o rastreamento de dados dos usuários em páginas de outros proprietários serão encerrados para 1% da base de usuários do Chrome em 4 de janeiro de 2024.
Esse tema começou a ser debatido a partir do surgimento de legislações sobre privacidade na internet, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que versam sobre a necessidade de obter uma autorização expressa do usuário para a coleta de qualquer dado pessoal.
Com isso, o Google passou a ter um grande contratempo para resolver, visto que boa parte do seu negócio de marketing e anúncios digitais é sustentado por essa tecnologia, motivo pelo qual o encerramento total da sua utilização pelo Chrome foi adiado diversas vezes.
Agora, depois de desenvolver e testar um conjunto de soluções que dará continuidade à coleta de dados necessários ao funcionamento do Google Ads, sem a utilização de cookies, o Google está pronto para começar a se desfazer do recurso.
Entretanto, a big tech já comunicou que o processo será gradual durante todo o ano de 2024, e que a “iniciativa está sujeita a quaisquer alterações remanescentes relativas à concorrência, apresentadas pela Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido.”