O head editorial do LinkedIn na América Latina e Espanha, Rafael Kato, anunciou uma série de modificações na estrutura da rede social, pensadas a partir do feedback dos usuários, que visam melhorar a usabilidade e a performance dos criadores de conteúdo da plataforma.
Confira as novidades.
Fim do modo criador
Criado há dois anos, o modo criador oferece uma série de recursos de mensuração de posts para os usuários mais engajados da plataforma, que precisavam “ativar” o modo para ter acesso às ferramentas.
Entendendo que não fazia sentido manter essa opção restrita a um público que já possui uma frequência de publicação, a empresa decidiu por descontinuar o modo e disponibilizar as suas ferramentas para todos os usuários.
Conectar x Seguir
A princípio, a ideia do LinkedIn era conectar pessoas que tivessem relações profissionais estabelecidas entre si. Por esse motivo, a plataforma tem um limite de 30 mil conexões por usuário.
Contudo, com a ascensão dos influencers e criadores de conteúdo, o botão de Seguir surgiu e, a partir de agora, se tornará a opção principal. A diferença entre os recursos é o fato de que o botão “Conectar” estabelece uma relação bidirecional, enquanto o botão “Seguir” representa uma interação de via única. Por esse motivo, não há limite para o número de seguidores.
Seção Sobre em destaque
Os usuários do LinkedIn estão acostumados a ter um breve espaço, perto do nome, para realçar quaisquer aspectos que considerem relevantes. Contudo, segundo Kato, esse espaço muitas vezes não consegue transmitir de maneira eficaz a trajetória profissional e os conteúdos criados e compartilhados pelo usuário.
Diante disso, haverá uma modificação no layout, proporcionando maior destaque à seção “Sobre”, onde o usuário dispõe de mais espaço para uma descrição mais abrangente.
Entretanto, vale ressaltar que o uso de palavras-chave e hashtags nas publicações continua sendo crucial para aumentar as chances de descoberta de conteúdo.