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Advogado: cuidado com o que se estuda sobre marketing

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29 de agosto de 2023

Artigo originalmente publicado no Migalhas.

Estudo realizado pela escola de Direito da FGV-SP, revelou que cada vez mais é necessário que advogados ampliem seu conhecimento para além do tradicional saber jurídico.

Um estudo realizado pela escola de Direito da FGV-SP, revelou que cada vez mais é necessário que advogados ampliem seu conhecimento para além do tradicional saber jurídico. Existem diversas frentes de estudo como análise de dados, business intelligence, legal design, lógica de programação, marketing entre outros assuntos.

Embora se qualificar em novas áreas do conhecimento possa parecer contraintuitivo, além de tirar muito o profissional do Direito da zona de conforto, estudar nunca foi um problema para advogados e advogadas. Estes profissionais estão habituados a adquirirem, em curto espaço de tempo, conhecimento sobre leis, novos mercados e qualquer dose de compreensão que não possuam sobre determinado tema.

E nesse ponto de aquisição de novas percepções e habilidades, me deparo com muitos advogados e advogadas, Brasil afora, estudando sobre marketing e geração de negócios. O que é muito positivo, afinal escritórios são empresas e precisam se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo e homogêneo.

A grande questão é que, quando qualquer profissional que não possui uma formação de base em marketing vai estudar sobre o assunto, enfrenta um dilema que é escolher o que estudar, pois existem muitos cursos, instituições e especialistas que falam sobre o tema.

Neste ponto, posso afirmar que é preciso ter cuidado na escolha sobre o que estudar sobre o marketing. E com quem irá aprender. Este é um território em que existem excelentes profissionais, mas também é um espaço em que surgem gurus o tempo todo, indicando receitas empíricas e ofertando promessas de sucesso instantâneo. E posso afirmar: o marketing não funciona assim.

Nos meios digitais, a chamada economia criativa ou do conhecimento, democratizou o saber. Atualmente é possível ter conhecimento de ponta a poucos cliques com baixo custo, sendo que o maior dispêndio sempre será o tempo e a atenção. Neste meio, proliferam ebooks, cursos online, turmas de mastermind, programas de mentoria e de aceleração.

Todo esse pessoal que propaga esse tipo de material se diz especialista, sempre promete contar um segredo de marketing que ninguém sabe e que irá projetar um negócio do anonimato ao estrelato em pouco tempo. Geralmente se trata de conteúdos sobre gatilhos mentais, fórmulas de lançamento, estratégia para construção de máquina de vendas, programas para geração de demanda infinita, novas técnicas de copys que ensinam faturar milhares de reais em poucas semanas.

Muito sedutor, não?

A grande questão é que essas promessas contêm meias verdades. O bom marketing não é feito de meias verdades, mas de verdades inteiras. E se existe uma verdade no marketing é que não tem caminho fácil, não existe atalho.

O que a moda vende como estratégias avançadas de marketing são meramente táticas. Algumas táticas sim, muito poderosas, mas que funcionam hoje e amanhã não. Ou ainda, que rodam bem num contexto e não necessariamente em um escritório de advocacia. Mas esse segredo ninguém conta.

O grande problema desses gurus de marketing é que eles vendem uma simplificação da realidade. Com seus modelos prometem resultados rápidos para quem precisa sim de resultado. Mas esses ganhos normalmente não se concretizam a longo prazo.

No fim, esses orientadores de marketing promovem mais “deseducação do mercado” do que educação. E quando o advogado ou advogada deixa de obter o resultado esperado, acham que o marketing é ruim e não funciona.

Quem pretende se aprofundar no marketing, deve estudar os seus fundamentos e analisar criticamente esses gurus do Instagram, TikTok ou LinkedIn. É preciso filtrar 90% do que eles falam para focar no conhecimento sobre posicionamento, estratégia de diferenciação e precificação, canais e muito mais.

É importante lembrar: não existe caminho curto no marketing!

Confiança se constrói com o tempo e com credibilidade, e não com um segredinho ou fórmula mágica que alguém contou em um curso caríssimo ou revelou em grupo exclusivo do Telegram.

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