O Google, em parceria com a MindMiners e o Sistema B, lançou a plataforma de dados Impact!ESG, que visa mensurar a visão dos consumidores com relação ao conceito ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) e traçar estratégias de atuação e posicionamento para as empresas.
Junto com o lançamento da plataforma, a empresa divulgou os resultados da primeira pesquisa, feita com três mil brasileiros de todas as regiões e classes sociais do país.
Dentre as descobertas, destacou-se a de que apenas um em cada cinco brasileiros já ouviu falar do tema ESG e 47% não têm referência de marcas que trabalham essa questão.
Contudo, quando explicado o significado de ESG, 87% afirmaram acreditar que é um tema importante e que deve ser tratado por instituições públicas e privadas.
A mesma pesquisa avaliou 274 companhias com atuação no Brasil, e descobriu que metade das marcas mais amadas também tem as melhores reputações quando se trata de ESG.
Segundo Lívia Sitta, analista de insights do Google Brasil e líder da Impact! ESG, posicionar a marca como comprometida com questões ambientais e sociais ajuda a aumentar a conexão emocional com o consumidor.