Em 1991 a World Wide Web foi criada. Três décadas se passaram e muito mudou desde então. Novos códigos e tecnologias permitiram atender os usuários de forma cada vez mais personalizada. E, hoje, olhando para trás, é possível enxergar quatro fases distintas dessa evolução.
Web 1.0
Conhecida como a fase estática, não havia interação. O usuário era apenas um leitor do conteúdo publicado por uma entidade e não tinha muitas opções.
Essa geração corresponde ao período entre 1991 e o início dos anos 2000.
Web 2.0
A “Geração Colaborativa” ficou marcada pelo início das interações. Na Web 2.0, os usuários podiam realizar o envio de arquivos e fazer comentários e compartilhamentos.
Nas décadas de 2000 e 2010, os blogs e fóruns tiveram ascensão meteórica.
Web 3.0
Depois de aprender a interagir, os usuários ficaram mais exigentes e a nova geração da internet ficou marca pela personalização.
Desde o fim da década de 2010 até agora, usuários se acostumaram a fornecer determinados dados e receber exatamente o que estão procurando.
Web 4.0
O futuro já chegou!
Buscando ainda mais personalização para cada usuário, tecnologias de Inteligência Artificial (IA) já fazem parte do cotidiano na “Web Simbiótica”.
Agora, vivemos o momento em que máquina e humano são praticamente um só e a internet faz parte de cada detalhe da vida do usuário, desde a fechadura inteligente até advogados robôs.