Com a acelerada popularização do marketing digital no Brasil, diferenciar-se no meio da enormidade de conteúdo disponível nas redes sociais é cada vez mais difícil. Por isso, para os escritórios de advocacia, desenvolver e aprimorar suas estratégias de marketing jurídico nunca foi tão fundamental e isso inclui estruturar um processo eficaz de curadoria de conteúdo.
Segundo uma pesquisa da plataforma de marketing Curata, apenas 5% das empresas com presença digital não realizam alguma forma de curadoria de conteúdo. A curadoria é comum no marketing digital porque ela é uma forma fácil diversificar conteúdo e economizar o tempo gasto na sua produção. O desafio, no entanto, consiste justamente na maneira como a curadoria é realizada.
A curadoria pode ser entendida como tudo que envolve descobrir, selecionar e reapresentar conteúdos que não são de autoria própria. Entretanto, selecionar e reaproveitar notícias e artigos jurídicos de forma mecânica dificilmente será vantajoso, do ponto de vista estratégico. O curador não é um mero acumulador de conteúdo, porque ele tem um critério para selecionar as melhores informações e sabe qual será o melhor formato para apresentá-las ao seu público.
O curador também realiza um trabalho muito diferente do que os agregadores de conteúdo automatizados, como as ferramentas de clipping. É necessário um toque humano para selecionar os conteúdos jurídicos que fortalecerão a marca do seu escritório a longo prazo. Além disso, apenas o curador é capaz de acrescentar comentários e análises no conteúdo selecionado, aumentando sua relevância.
Conheça, a seguir, como utilizar a curadoria de conteúdo em diferentes canais de comunicação e algumas dicas de como realizá-la de forma adequada.
A curadoria e os diferentes formatos
Site
A curadoria de conteúdo jurídico pode ser utilizada para agregar valor ao seu site e garantir atualizações frequentes, mesmo em momentos em que não há tempo disponível para produzir conteúdo original. A curadoria também pode auxiliar o seu site na otimização de mecanismos de buscas, o SEO.
Entretanto, é fundamental que as notícias e os artigos jurídicos que serão compartilhados no site do seu escritório passem por uma seleção cuidadosa. O curador de conteúdo de um site precisa selecionar informações que sejam interessantes e pouco conhecidas, indo além de textos disponíveis na grande mídia. Também é necessário manter uma coerência entre o conteúdo selecionado para não causar estranhamento.
Para melhorar a experiência dos seus visitantes, separe o conteúdo proveniente da curadoria dos textos escritos pelos advogados do seu escritório. Também procure utilizar tags e categorias para facilitar a busca das notícias e dos artigos.
Se possível, crie um título original para cada texto compartilhado e adicione um breve comentário ou uma introdução escrita por um especialista no assunto.
Newsletter
Produzir uma newsletter que reúne as últimas notícias de um tema específico é uma ótima forma de gerar interesse e melhorar o relacionamento de um escritório de advocacia com o seu público.
Para ter bons resultados, mantenha um intervalo fixo entre os envios e personalize seus e-mails com uma diagramação profissional e a identidade visual da sua banca.
Além de selecionar conteúdo de qualidade, procure inserir no final das newsletters um link e uma chamada para algum conteúdo autoral do seu escritório, como um e-book ou artigo aprofundado que tenha alguma relação com os temas abordados.
Redes Sociais
Devido à velocidade típica das redes sociais, é importante ter agilidade ao realizar a curadoria de conteúdo para esta plataforma. Quanto mais relevante e urgente for o conteúdo compartilhado, maiores são as chances de que seu post se diferencie da concorrência. Entretanto, evite simplesmente reproduzir notícias que o público-alvo pode encontrar, facilmente, em veículos de mídia tradicional. A curadoria do conteúdo nas redes sociais deve focar na apresentação de diferenciais, a fim de fazer com que a publicação realizada pelo escritório seja única.
É bom lembrar, também, que quase nunca é uma boa ideia compartilhar um texto ou um link na página institucional do seu escritório sem uma imagem para acompanhá-lo. Atraia a atenção da sua audiência ao criar imagens diferentes para cada post, mas seguindo uma mesma identidade visual entre os diferentes conteúdos.
Dicas para melhorar a curadoria de conteúdo jurídico
Pense no aspecto competitivo: às vezes não vale repercutir uma notícia ou uma decisão judicial com grande destaque se ela já foi divulgada exaustivamente por outro escritório que disputa a mesma audiência digital que você ou que está sendo amplamente explorada pela mídia. Nestes casos, é melhor produzir um conteúdo original, que demonstre um ponto de vista inédito ou pouco discutido.
Tenha fontes confiáveis e sempre verifique suas informações: aumentar a credibilidade do seu escritório é uma das principais vantagens da curadoria de conteúdo. Exatamente por isto, é necessário ter um cuidado redobrado com todas as informações que são compartilhadas nas páginas da sua banca. Todavia, não só as fake news merecem cuidado. Além de verificar se o conteúdo compartilhado é verídico e profissional, confira se o material em questão não se trata de um texto publicitário editado para parecer um conteúdo jornalístico.
Diversifique suas fontes: esta dica é importante para manter seu conteúdo inédito e relevante e se diferenciar da concorrência. Procure não se basear apenas nos sites jurídicos e na imprensa tradicional, e pesquise canais de mídia especializados nos setores econômicos que são importantes para o seu público. Fontes internacionais também podem ser uma boa referência.
Reformule e personalize o conteúdo: a curadoria de conteúdo é diferente do que apenas compartilhar links mecanicamente, que pode ser melhor executado por um algoritmo do que por uma pessoa. Tente dar um toque pessoal reformulando a chamada para o texto a ser compartilhado ou criando uma imagem original com a identidade visual do seu escritório.
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Escute também os episódios do Juridcast:
Como usar uma estratégia de conteúdo para fortalecer a marca jurídica, com o advogado Fábio Rivelli, e Planejamento de Conteúdo na Advocacia, com o especialista em marketing digital Fernando Viberti.