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Como utilizar o WhatsApp no marketing jurídico

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7 de setembro de 2021

Muita gente ainda não considera que o WhatsApp é uma rede social, mas o aplicativo hoje é muito mais do que apenas uma plataforma de mensagens instantâneas. Só no Brasil, estima-se que há 120 milhões de contas ativas, mais da metade da população do país. Além disso, o WhatsApp tem expandido cada vez mais suas funções, implementando, por exemplo, o Stories, o WhatsApp Business e o WhatsApp Pay, que permite pagamentos e transferências financeiras entre usuários.

Esta importância do WhatsApp já foi percebida há algum tempo pelas empresas que atendem consumidores em geral, como lojas, sites de e-commerce, trabalhadores informais e prestadores de serviço. Entretanto, o uso do aplicativo para o marketing B2B (business to business, ou empresa para empresa) ainda não é muito explorado, muito menos no segmento jurídico.

Assim, confira a seguir algumas informações sobre o WhatsApp Business e dicas de como o aplicativo pode ser utilizado no marketing de um escritório de advocacia.

O que é o WhatsApp Business?

Lançado oficialmente em 2018, o WhatsApp Business é uma versão gratuita do aplicativo original voltada para empresas e conta com recursos que são extremamente valiosos para o atendimento de clientes.

Para se ter ideia, 87% das empresas que utilizam este aplicativo acreditam que ele facilitou a comunicação com os seus clientes e 81% afirmaram que o WhatsApp Business contribuiu para o crescimento do seu negócio, de acordo com informações da Facebook Inc, que comprou o aplicativo em 2014.

Uma das diferenças da versão Business é a possibilidade de criar um perfil profissional, que exibe o endereço do escritório de advocacia, horários de funcionamento, os segmentos em que ele atua, o site oficial e seu o telefone comercial. Tudo isso torna o perfil da empresa muito mais atrativo e faz com que o atendimento tenha uma aparência profissional.

Outra função muito útil é a organização das conversas por etiquetas, que permite categorizar as mensagens dos clientes de maneira personalizada. Desta forma, é possível separar todas as mensagens por prioridade ou por assunto, por exemplo.

No WhatsApp Business, o usuário também pode salvar respostas prontas para agilizar conversas com os clientes. Em vez de digitar uma mesma resposta para diversas pessoas, é possível salvá-la e enviá-la digitando apenas um atalho.

Por fim, há outra função muito importante que diferencia a versão Business do aplicativo original: a exibição de estatísticas, como a quantidade de mensagens enviadas e lidas. Com este recurso, é possível avaliar a efetividade de certas mensagens, pedidos e campanhas enviadas para as listas de clientes.

Dicas para utilizar o WhatsApp no marketing jurídico

A importância do WhatsApp para o relacionamento entre um escritório de advocacia e seus clientes já foi demonstrada, mas muitas bancas ainda têm várias dúvidas sobre quais são as melhores formas de utilizar o aplicativo sem desobedecer as regulações vigentes da OAB para a publicidade. Assim confira a seguir algumas dicas:

  • Divulgue conteúdos informativos para clientes e prospects

Muitos conteúdos autorais dos escritórios de advocacia que são publicados em redes sociais como LinkedIn e Instagram podem ser adaptados para o WhatsApp e encaminhados para clientes e prospects. Diversos formatos podem ser explorados, como newsletters, vídeos curtos, áudios informativos e notícias recentes. Segundo a empresa Digital Defynd, mensagens de WhatsApp tem 70% de chances de serem abertas!

  • Tenha uma postura profissional

Apesar do WhatsApp ter o apelido informal de “Zap Zap” e ser utilizado para compartilhar conteúdos humorísticos, todas as empresas precisam manter uma postura profissional ao atender seus clientes por meio do aplicativo.

Manter a linguagem formal é muito importante, assim como respeitar os horários de quem irá receber as mensagens, para não ser invasivo.

  • Obedeça as regras da OAB e evite spams

Ao utilizar o WhatsApp, os escritórios precisam se atentar para duas coisas. A primeira é a regulação da OAB para o marketing jurídico, que proíbe a divulgação de ofertas de serviços. A OAB também não permite o disparo de mensagens para um público indeterminado ou para quem não tenha consentido com o recebimento do conteúdo.

O segundo ponto que requer atenção é a importância de evitar o envio de spam, ou seja, correntes e mensagens que não fazem sentido para o destinatário e que podem até levá-lo a bloquear o seu contato. Assim, é essencial que estes pontos sejam levados em consideração antes de enviar mensagens para um alto número de contatos.

  • Personalize o seu conteúdo

De certo modo, esta dica é consequência do ponto anterior. Priorizar conteúdos personalizados em vez de mensagens genéricas costuma ser uma orientação para toda estratégia de marketing, mas no WhatsApp a dica é ainda mais fundamental.

Os usuários do aplicativo estão acostumados a usá-lo para conversar com pessoas reais e vão estranhar quando forem tratados de forma fria ou robótica. A maioria também não gostaria de receber uma corrente de um contato que não conhece.

Por outro lado, mensagens e imagens personalizadas farão clientes e prospects se sentirem valorizados e aumentará o engajamento das mensagens.

  • Saiba quando utilizar grupos e listas de transmissão

Quando você envia mensagens para um grupo, todas as pessoas que estão nele receberão esse conteúdo e, caso o administrador do grupo permita, os membros do grupo terão a capacidade de responder e interagir entre si. Os grupos também têm um número máximo de participantes: 256 contas.

Já a mensagem enviada pela lista de transmissão será recebida na conversa individual que cada destinatário possui com a empresa. Isto permite responder dúvidas e estabelecer um diálogo de forma mais particular.

Assim, é sempre importante pesar qual forma de envio deve ser escolhida para cada conteúdo. Grupos pequenos podem ser úteis para tratar de assuntos rápidos, quando compostos por alguns membros da empresa que contratou o escritório e os advogados que os atendem, por exemplo. Já as listas de transmissão podem ser utilizadas para compartilhar mensagens para vários contatos, desde que respeitando as regras da OAB descritas acima.

  • Não use o WhatsApp como o único canal de atendimento

O WhatsApp pode ser muito útil, mas algumas de suas vantagens podem causar certos problemas. A rapidez na troca de mensagens também torna este canal de comunicação muito volátil e efêmero, por exemplo.

Contratos que são encaminhados apenas pelo aplicativo podem ser esquecidos ou até se perderem ao longo da conversa. A mesma preocupação também é válida para discussões que deveriam ser documentadas. Nesses dois casos, o e-mail ainda é o melhor canal de comunicação.

O potencial de outras redes sociais para se comunicar com futuros clientes também não deve ser ignorado. O ideal é incluir o WhatsApp como uma das ferramentas que podem ser utilizadas ao longo da jornada percorrida pelos clientes, desde o momento em que ele conhece o escritório pela primeira vez até o atendimento após assinatura do contrato.

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