A edição mais recente do estudo Panorama da Experiência do Colaborador, produzido pela startup Pin People, levantou questões importantes sobre o ambiente de trabalho brasileiro.
Ao todo, foram ouvidos mais de 195 mil colaboradores, de diversas etapas da jornada de trabalho, pertencentes às gerações Y (56% de pessoas entre 42 e 29 anos), Z (22% de pessoas entre 28 e 18 anos), X (19% de pessoas entre 58 e 43 anos) e baby boomers (1,4% de pessoas com mais de 59 anos).
A partir de suas respostas, o estudo determinou que cada geração tem uma visão bem diferente do que é importante no ambiente de trabalho. Enquanto os baby boomers estão satisfeitos com os ”valores, significado e o envolvimento” com o trabalho, mas estão descontentes com o “alinhamento entre prioridades pessoais e profissionais”, a geração Y demonstra um alto nível de “orgulho da organização” e está feliz com a autonomia que recebe da liderança direta, mas não está feliz com os feedbacks ou com os reconhecimentos e benefícios.
O estudo também visualizou uma queda contínua e constante da avaliação dos colaboradores ao longo da jornada no emprego. Eles apontam dois motivos para esse fenômeno:
- As empresas investem muito na marca empregadora e não conseguem entregar o que prometem
- Os primeiros dias são bem raciocinados e depois as pessoas ficam “soltas” e perdidas, sem um projeto claro.
Já o fim da jornada continua sendo um tabu. Tanto os desligamentos voluntários quanto os involuntários receberam avaliações muito baixas, que podem estar relacionadas à falta de clareza, ao excesso de burocracia e a mágoas criadas ao longo do tempo. Esta é uma grande oportunidade que as empresas estão perdendo, uma vez que ex-colaboradores compartilham as suas experiências e prejudicam as chances de a empresa conseguir alcançar os melhores talentos.
Confira mais detalhes no relatório Panorama da Experiência do Colaborador 2021-2022.