A F8, conferência anual do Facebook voltada a desenvolvedores, realizada no fim de abril, trouxe novidades que preocuparam os usuários do Instagram. Ao anunciar que a rede social daria início a uma fase de testes sobre a exibição de likes – ocultando essa informação do público geral –, o entendimento inicial foi de que as curtidas teriam fim.
No entanto, a mudança estudada pelo Instagram não se trata de acabar com os likes, mas sim de esconder o número de curtidas que uma publicação recebeu.
Sem acesso aos likes?
Essa novidade, entretanto, não significa que os usuários não terão mais acesso às métricas de interação e engajamento de suas publicações.
Na imagem abaixo, por exemplo, é possível entender como a plataforma funcionará: não há informações sobre a quantidade de curtidas para os seguidores, somente para o usuário responsável pela criação do post – que consegue visualizar o número de likes e os usuários que gostaram da sua publicação.
Aposte no conteúdo
A motivação para essa medida, segundo a rede social, é mitigar a corrida pela popularidade e, assim, fomentar a produção de conteúdo relevante.
Ou seja, caso a alteração seja, de fato, realizada, os usuários poderão focar no conteúdo que estão produzindo sem se preocupar com a quantidade de curtidas que a publicação receberá, dando fim à disputa dos likes.
Por isso, mais uma vez, o conteúdo é quem manda! Conseguir engajar seguidores, apresentar novidades, divulgar serviços e produtos de uma empresa etc., dependerá do investimento na produção de conteúdo relevante.
Se você ainda não sabe como impactar usuários e aumentar a visibilidade das suas publicações, confira quatro dicas que podem ajudar a construir conteúdo de qualidade, que se destaque em meios às publicações:
1 – Interesse público
Sem a pressão por likes ficará mais fácil estruturar uma programação de posts que estejam voltados para o interesse dos usuários. Ofereça relevância aos seguidores com conteúdo útil e de qualidade.
Para as marcas, sobretudo, é imprescindível conhecer o público-alvo para produzir conteúdo direcionado e contribuir com informações que gerem engajamento e, dessa forma, aproximem empresas dos usuários.
Invista em outros formatos, como a publicação de vídeos, que permite explorar conteúdo de forma dinâmica e atrai a atenção dos usuários. Outra boa ideia é apostar no uso do Stories. Por meio dele, é possível interagir com os usuários, utilizar recursos de enquetes, listas, fazer perguntas, entre outros, e aumentar a taxa de engajamento. Crie histórias!
2 – Atualização da página
Para conseguir manter uma boa visibilidade na rede é preciso criar periodicidade para as publicações. Com foco no conteúdo, desenvolver um calendário editorial pode facilitar o processo de programação de posts.
Dessa forma, a partir de um bom planejamento de pautas, o seu perfil nunca ficará sem atualizações. Isso cria proximidade com os seguidores, já que eles saberão que a sua marca se preocupa em mantê-los informados e, com isso, sua empresa fortalecerá a relação que possui com eles.
3 – Hashtags
As hashtgs contribuem para a disseminação de conteúdo, permitindo que a sua marca alcance um público ainda maior. Contudo, é necessário descobrir quais são as principais hashtags do seu negócio.
Vale lembrar que essa opção, no entanto, deve ser usada com cautela. Utilizar muitas hashtags pode ter efeito contrário e poluir a sua publicação.
4 – Análise de concorrente
Esteja atento ao que a concorrência está produzindo e aprenda com esta experiência. Com a utilização de hashtags, por exemplo, fica fácil encontrar publicações que estejam abordando temas afins e, a partir de uma análise destes conteúdos, você pode ter ideias de novas publicações para o seu perfil.
Mais novidades chegando?
Ainda não há data para que mudança na visualização de likes entre em vigor. No momento, estes testes estão sendo realizados apenas com usuários selecionados no Canadá e não há previsão para que alteração chegue ao Brasil.
Além dos likes, durante o congresso F8, também foram anunciados outros possíveis testes para a plataforma – a maioria tem como objetivo combater o bullying na rede social. Um deles, por exemplo, avisará o usuário quando ele estiver escrevendo uma mensagem ofensiva antes do comentário ser postado.
De modo geral, as novas funções estudadas pelo Instagram visam dar mais controle aos usuários na hora de definir como o público irá interagir com o seu perfil.
Enquanto essas novidades não chegam ao Brasil para que possamos avaliá-las, que tal aprender um pouco mais sobre a produção de conteúdo? Aqui você encontra insights sobre os principais temas de Marketing Digital. Acesse!