Pesquisar

Fórum de Marketing Jurídico: veja como foi a sétima edição do evento

Por

14 de março de 2023

A sétima edição do Fórum de Marketing Jurídico, principal evento com foco na área de marketing jurídico do Brasil, aconteceu na última quarta-feira, dia 08 de março. Em formato híbrido, o evento trouxe muitas novidades e insights interessantes para seus participantes.

O evento, organizado pela Conceito Seminários, acontece anualmente desde 2017 e, neste ano, contou com mais de 60 espectadores na modalidade online, além dos 101 participantes que optaram pelo evento presencial. A Agência Javali, mais uma vez, foi uma das patrocinadoras do evento, que reuniu 18 palestrantes para abordar diversos assuntos acerca da área do Direito e do marketing.

O 7º Fórum de Marketing Jurídico teve início às 8h50, com abertura pelo presidente da mesa, Marco Guasti, CEO da Harpa Legal Marketing, e seguiu-se da palestra “Branding como Ferramenta para Gerar Valor e Potencializar Negócios | Você sabe (de verdade) em que seu escritório se diferencia de seus concorrentes?”, apresentada por Fernanda Carneiro, Sócia do FaíscaLab.

Em seguida, quem subiu ao palco foi Elielza Aquino, Diretora de Marketing, Comunicação e Desenvolvimento de Negócios do Tauil & Chequer | Mayer Brown, com o tema “Posicionamento das Marcas Jurídicas | Como ser Relevante para os Públicos Internos e Externos em um Cenário tão Competitivo?”.

Após um coffee break com muitas trocas de experiências e propício para o networking, Sergio Sabino, Diretor de Marketing, Comunicação e Desenvolvimento de Negócios de TozziniFreire, apresentou o tema “Case Experiência do Cliente | Importância da Construção do Relacionamento com os Clientes para o Melhor Desenvolvimento de Negócios”.

Logo após, Leandro Ramos, Cofundador da Agência Javali, abordou o tema “Geração de negócios: marketing jurídico ou Business Development?”, e tratou as principais dúvidas do meio jurídico na atualidade, com indagações relevantes como “estou conduzindo meu escritório como um negócio?” e “Devo me preocupar com os avanços da tecnologia?”.

Leandro aproveitou seu espaço para mostrar como novos modelos de negócio e avanços tecnológicos podem ser benéficos na geração de receitas e para a ampliação de mercados no meio jurídico. Além disso, apontou as diferenças fundamentais entre marketing e Business Development e os erros mais comuns de quem gere um negócio sem essa clara definição em mente. Por fim, ainda trouxe uma importante provocação sobre o uso do TikTok e a forma como o aplicativo tem revolucionado a comunicação, inclusive no universo jurídico.

Na sequência, Alexandra Maffra, profissional bastante renomada no meio jurídico e recém-chegada à Agência Javali como Diretora de Desenvolvimento do Cliente, subiu ao palco com a palestra “Times multidisciplinares nos escritórios de advocacia: como inovar na geração de negócios”, abordando a realidade do mercado jurídico na economia digital, dicas de como alinhar as expectativas entre o escritório e seus clientes e mostrando opções inovadoras para a geração de novos negócios.

Formada em Direito pela UERJ, Alexandra iniciou sua carreira como Procuradora Regional da Fazenda Nacional, junto aos Tribunais Superiores em Brasília. Além disso, trabalhou em Big Fours, em Washington, DC e Dallas, onde se especializou em metodologias de Business Development. Sua palestra foi muito esclarecedora, graças à sua ampla bagagem e expertise no assunto.

Mariellen Romero, Sócia da táLIGADO Comunicação, e Renata Saraiva, Managing Partner do Barroso Fontelles Barcellos e Mendonça Advogados, apresentaram o “Case BFBM | Planejamento e Ações de Comunicação para Escritórios sem Time de Marketing Interno” logo antes da pausa para o almoço.

Às 14h, o evento foi retomado pela presidente da mesa, Fernanda Vitarelli, Head of Digital Marketing da Harpa Legal Marketing, que convidou a primeira palestrante da tarde, Suzan Mitsuuchi, Diretora de Marketing & Desenvolvimento de Negócios do Demarest, a apresentar o tema “Marketing de Conteúdo para Redes Sociais | Desafios e Estratégias em um Mercado Competitivo”

A palestra “É Possível Fazer Marketing Jurídico com Jurimetria?” foi apresentada por Damilles Fernandes, Gestora Comercial da Kurier Tecnologia, e seguida pela apresentação de Thiago Vitale Jayme, Sócio Diretor da TORRE Comunicação e Estratégia e Rodrigo Ledo, Sócio Diretor da TORRE Comunicação e Estratégia, que apresentaram o tema “Novos Tempos Midiáticos nos Processos Judiciais | Comunicação Efetiva para a Atuação no Judiciário”.

A apresentação de Marco Gonçalves, Gerente de Marketing & Desenvolvimento de Negócios da Veirano Advogados, e Salo Rapoport, Diretor de Marketing, Business Development e BI no Cescon Barrieu Advogados, com o tema “Principais Tendências para o Marketing Jurídico | Como Grandes Escritórios Planejam suas Estratégias para Atingir Públicos com Abrangência Nacional”, mostrou a importância de colaboradores especializados em marketing technology, design e ciência de dados para o sucesso de um negócio, abordando a evolução tecnológica de inteligências artificiais como o ChatGPT.

Ao final do evento, Leandro Ramos e Alexandra Maffra voltaram ao palco novamente para tirar dúvidas dos participantes.

Escute também os episódios do Juridcast com Elielza Aquino, Sergio Sabino, Marco Antonio Gonçalves e Ive Lima, palestrantes do 7º Fórum de Marketing Jurídico.

Compartilhe

Newsletter

    Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma boa experiência de navegação e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.