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Google Analytics 4 chega para substituir o Analytics Universal

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27 de janeiro de 2023

A chegada das leis mundiais de proteção de dados dos usuários e o fim dos cookies de terceiros levou o Google a reavaliar a estrutura da ferramenta Analytics Universal.

Presente no mercado desde 2006, o modelo utiliza recursos que não estarão mais disponíveis e por isso será desativado em julho de 2023.

A versão Universal dará espaço para o Google Analytics 4 (GA4), que já está disponível para ser utilizado. A nova versão busca se adaptar às novas regras do ambiente digital e pretende oferecer novidades.

Veja o que muda:

Análise multiplataforma

No Google Analytics 4, os usuários poderão integrar dados de sites e aplicativos, facilitando a visualização de todas as informações.

Eventos pré-configurados

A análise do GA4 é feita com base em Eventos, ou seja, ações que os usuários executam no site/aplicativo. Para isso, o sistema oferece eventos pré-configurados que devem ser ativados pelo usuário de acordo com o seu interesse.

Os Eventos podem ser itens como pesquisa no site, download de arquivo, visualizações de página, item adicionado ao carrinho ou uma fase vencida em um jogo, por exemplo.

Análise de URLs

Buscando informações que antes eram adquiridas por meio dos cookies de terceiros, as URLs ganharam três novos parâmetros para a análise de Aquisição.

Agora, além de Term (palavra-chave), Content (conteúdo da campanha), Campaign (campanha da visita), Source (origem da visita) e Medium (mídia da visita), os usuários podem encontrar dados sobre:

  • Source Platform: plataforma de origem da visita (no caso de aplicativos);
  • Creative Format: tipo de formato que originou a visita, como um vídeo, por exemplo;
  • Marketing Tactic: critérios aplicados a campanha responsável pela visita, como prospecção ou remarketing.

Privacidade de Dados

Além de não utilizar mais cookies de terceiros, o GA4 não armazenará os endereços de IP dos usuários e oferecerá recursos relacionados à LGPD para ajudar as empresas a se adaptarem.

Integração com o Google Ads

Para melhorar o que é oferecido aos usuários, a integração com o Google Ads permite avaliar os resultados e otimizar as campanhas com base nos dados do GA4, entendendo e melhorando a jornada do cliente.

Novas métricas

Para complementar a avaliação dos dados, o GA4 traz quatro novas métricas que não existem no Analytics Universal. São elas:

  • Sessões engajadas: quando o usuário permanece com o site/app em primeiro plano por pelo menos 10 segundos;
  • Tempo médio de engajamento: a média do tempo que o site/app permaneceu em primeiro plano;
  • Sessões engajadas por usuário: média das sessões engajadas por casa usuário;
  • Taxa de engajamento: porcentagem total das sessões engajadas.

Quem cadastrou uma conta no Google Analytics a partir de 14 de outubro de 2020 já está usando a nova versão. Os usuários que têm uma conta anterior a essa data precisam fazer a migração até 01º de julho de 2023, quando o Analytics Universal deixará de coletar dados.

Usuários do Analytics 360, versão paga da ferramenta, terão até 1º de outubro de 2023 para realizar a atualização.

O Google disponibilizou um assistente de configuração para ajudar na migração e na configuração da nova conta.

Para encontrá-lo acesse o Google Analytics na conta registrada > clique em “Administrados” > depois em “Propriedade” > clique em “Assistente de configuração do GA4” > e por último em “Criar uma nova propriedade do Google Analytics 4”. A partir daí, basta seguir as orientações da ferramenta.

Como os usuários só poderão acessar o histórico do Analytics Universal por mais seis meses, o Google recomenda que os usuários exportem os relatórios necessários antes de realizar a migração.

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