Em concordância com as leis mundiais de privacidade de dados e o desejo do público de estar mais protegido, o Google anunciou uma série de medidas que visam aumentar a segurança de usuários com menos de 18 anos.
A empresa desenvolveu novas regras para vários de seus serviços, sendo alguns deles:
- Segmentação de anúncios: não será mais possível segmentar publicidade para menores de 18 anos a partir da idade, gênero ou interesses;
- Conta do Google: menores de idade não poderão ativar o Histórico de Localização;
- YouTube Kids: conteúdos “extremamente comerciais” (que incentivem as crianças a comprar ou gastar dinheiro) serão removidos;
- YouTube: todos os vídeos publicados por menores só ficaram automaticamente disponíveis para contas escolhidas pelo autor; e menores receberão notificações para ir dormir ou dar uma pausa nos vídeos;
- Google Imagens: pessoas com menos de 18 anos e seus responsáveis poderão solicitar a remoção de suas imagens dos resultados;
- Google Play: responsáveis poderão acessar uma nova aba para entender melhor como os aplicativos lidam com os dados fornecidos;
- Google Assistant: responsáveis poderão filtrar as notícias, mídias e páginas da web acessadas pelo serviço;
- SafeSearch: se tornará padrão para contas de usuário com menos de 18 anos, evitando que estes sejam expostos a conteúdos explícitos.
As mudanças no Google Imagens e YouTube devem ocorrer nas próximas semanas, enquanto as outras chegarão aos poucos nos próximos meses.