Pesquisar

Google vai vender acesso a serviços com inteligência artificial

Por

4 de setembro de 2023

Nos últimos dias de agosto, o Google promoveu o evento Next’23, nos Estados Unidos, para apresentar as novidades do Google Cloud, serviço de computação em nuvem, e novas aplicações de inteligência artificial (IA).

Entre as novidades anunciadas estão a atualização do Vertex AI, plataforma para a criação de aplicações de IA com acesso a modelos de fundação, e a integração Duet AI, ferramenta de colaboração inteligente, com os produtos e serviços do Cloud e do Google Workspace.

Segundo o CEO do Google Cloud, Thomas Kurian, “todas essas novidades têm o objetivo de simplificar e facilitar o uso de inteligência artificial em larga escala”. Mas elas também podem ter se originado das preocupações de Sundar Pichai, diretor-presidente da Alphabet, empresa proprietária do Google.

Isso porque Pichai tem tentado diminuir a importância do sistema de busca e anúncios do Google (Google Ads) no faturamento total da empresa, já que existem diversos debates acerca da ferramenta e a União Europeia já manifestou o desejo de solicitar o “desinvestimento obrigatório” desse serviço.

Atualmente, os serviços de software e infraestrutura somam apenas 10% das receitas totais do Google. O Google Cloud, por exemplo, registrou lucro pela primeira vez somente em 2023. Pichai, então, estaria vendo os serviços do Google Cloud e de Ias como uma alternativa de crescimento mais confiável.

Compartilhe

Newsletter

    Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma boa experiência de navegação e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.