Depois de testar o recurso nos Estados Unidos, o Instagram anunciou que as “assinaturas” devem chegar no Brasil, Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, França, Itália, Japão, México e Reino Unido nas próximas semanas. Nesse novo formato de monetização, os usuários poderão pagar uma taxa mensal para receber conteúdos exclusivos dos criadores de conteúdo.
Os assinantes terão acesso a lives, stories, bate-papos e publicações exclusivas. Além disso, por meio de um selo roxo de reconhecimento, eles terão maior destaque em comentários de publicações gerais e mensagens diretas.
O criador, por sua vez, terá acesso a uma página de gerenciamento onde poderá bloquear, restringir e remover assinantes, além de conferir os novos assinantes, cancelamentos e ganhos gerais.
Seguindo a ideia principal da plataforma, que pretende oferecer uma fonte de renda mensal aos criadores, são eles que definirão o preço da assinatura. O criador também pode ativar promoções que incentivem a assinatura e desencorajem o cancelamento.
Para ajudar os criadores de conteúdo a entender e configurar a nova ferramenta, o Instagram disponibilizou um Manual de Assinantes.