Pesquisar

Instagram recua em mudanças após reclamações de criadores de conteúdo

Por

3 de agosto de 2022

Nas últimas semanas, o Instagram apresentou uma série de novidades que tinham como foco a promoção de vídeos e os conteúdos recomendados para os usuários.

Com isso, o número de reclamações sobre as alterações foi aumentando até culminar na criação do  movimento “Faça o Instagram ser o Instagram de novo”. Promovido por criadores de conteúdo, entre eles grandes nomes como Kylie Jenner e Kim Kardashian, a moção divulgou uma petição que reuniu a assinatura de mais de 280 mil pessoas.

As reclamações giravam em torno de três alterações:

  • O número de postagens recomendadas no feed principal, que acabavam aparecendo mais do que as dos perfis que eram seguidos;
  • O feed em tela cheia, que acabaria com a tradicional “rolagem” no Instagram;
  • A priorização pelo alcance dos vídeos que fez a plataforma deixar de ser uma rede social de fotos.

Em resposta aos protestos, a plataforma anunciou que vai encerrar temporariamente os testes com o feed em tela cheia e trabalhar melhor nos algoritmos dos conteúdos recomendados. “Se você está vendo em seu feed recomendações que não te interessam, isso significa que estamos fazendo um trabalho ruim na classificação e precisamos melhorar”, ponderou Adam Mosseri, CEO do Instagram.

Com relação aos vídeos, o discurso foi um pouco diferente. Tanto Mosseri quanto Mark Zuckerberg, CEO da Meta, defendem o investimento no recurso, justificando que as pessoas compartilham, curtem e consumem mais os vídeos. Dessa forma, essa seria apenas uma evolução natural de acordo com o que o público tem demandado.

Apesar de toda a polêmica, especialistas apontam que o Instagram deve continuar sendo a principal rede social no mundo (em tempo gasto diariamente), mesmo com o crescimento do seu principal concorrente, o TikTok.

Por fim, Mosseri afirmou que a plataforma não se arrepende das novidades que tem sugerido: “Estou feliz por termos arriscado – se não falhamos de vez em quando, não estamos pensando grande o suficiente ou sendo ousados o suficiente. Mas definitivamente precisamos dar um grande passo atrás e nos reagrupar”, disse o CEO.

Entenda melhor como o Instagram pode ser utilizado no universo jurídico na pesquisa Uso do Instagram por Escritórios de Advocacia, produzida pela Agência Javali.

Compartilhe

Newsletter

    Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma boa experiência de navegação e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.