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Instagram recua em mudanças após reclamações de criadores de conteúdo

Por Geovanna Vitoriano

3 de agosto de 2022

Nas últimas semanas, o Instagram apresentou uma série de novidades que tinham como foco a promoção de vídeos e os conteúdos recomendados para os usuários.

Com isso, o número de reclamações sobre as alterações foi aumentando até culminar na criação do  movimento “Faça o Instagram ser o Instagram de novo”. Promovido por criadores de conteúdo, entre eles grandes nomes como Kylie Jenner e Kim Kardashian, a moção divulgou uma petição que reuniu a assinatura de mais de 280 mil pessoas.

As reclamações giravam em torno de três alterações:

  • O número de postagens recomendadas no feed principal, que acabavam aparecendo mais do que as dos perfis que eram seguidos;
  • O feed em tela cheia, que acabaria com a tradicional “rolagem” no Instagram;
  • A priorização pelo alcance dos vídeos que fez a plataforma deixar de ser uma rede social de fotos.

Em resposta aos protestos, a plataforma anunciou que vai encerrar temporariamente os testes com o feed em tela cheia e trabalhar melhor nos algoritmos dos conteúdos recomendados. “Se você está vendo em seu feed recomendações que não te interessam, isso significa que estamos fazendo um trabalho ruim na classificação e precisamos melhorar”, ponderou Adam Mosseri, CEO do Instagram.

Com relação aos vídeos, o discurso foi um pouco diferente. Tanto Mosseri quanto Mark Zuckerberg, CEO da Meta, defendem o investimento no recurso, justificando que as pessoas compartilham, curtem e consumem mais os vídeos. Dessa forma, essa seria apenas uma evolução natural de acordo com o que o público tem demandado.

Apesar de toda a polêmica, especialistas apontam que o Instagram deve continuar sendo a principal rede social no mundo (em tempo gasto diariamente), mesmo com o crescimento do seu principal concorrente, o TikTok.

Por fim, Mosseri afirmou que a plataforma não se arrepende das novidades que tem sugerido: “Estou feliz por termos arriscado – se não falhamos de vez em quando, não estamos pensando grande o suficiente ou sendo ousados o suficiente. Mas definitivamente precisamos dar um grande passo atrás e nos reagrupar”, disse o CEO.

Entenda melhor como o Instagram pode ser utilizado no universo jurídico na pesquisa Uso do Instagram por Escritórios de Advocacia, produzida pela Agência Javali.