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Investindo no mobile: o que é AMP e como ela pode ajudar o seu negócio

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18 de outubro de 2018

No Brasil, o uso crescente de smartphones tem mostrado a necessidade de empresas aprimorarem os serviços prestados na versão mobile – que já representa mais de 40% na preferência para jornadas de compras. Mas para melhorar a experiência dos usuários é preciso, antes, se atentar a um fator fundamental: a velocidade do seu site. Com isso, a Accelerated Mobile Pages (AMP) pode ser a solução para a sua companhia.

O que é a AMP?

A AMP (Accelerated Mobile Pages, da sigla em inglês), como o próprio nome sugere, é um dispositivo que acelera páginas feitas para o mobile, ou seja, são páginas da web desenvolvidas para carregar rapidamente. O dispositivo, desenvolvido pelo Google, tem como objetivo garantir que as páginas carreguem quase que instantaneamente quando o usuário clica em algum link, criando, assim, uma experiência tão rápida e responsiva quanto os aplicativos nativos de celular.

O funcionamento da AMP ocorre, basicamente, como qualquer outra página HTML. No entanto, possui um conjunto limitado de recursos técnicos permitidos e utiliza de diversas abordagens técnicas que priorizam a velocidade. Por exemplo, se o seu site possui imagens, elas só serão carregadas no momento em que o usuário rolar a página, evitando, dessa forma, um tempo de carregamento desnecessário.

O recurso pode ser usado em praticamente todos os tipos de site, como sites de blog, notícias, e-commerce, etc., que visem a melhoria da performance e da experiência das pessoas.

Por que a AMP é importante?    

Segundo o Google, os usuários que possuem uma experiência negativa com o seu site na versão mobile têm 62% menos chances de realizar uma compra no futuro. Além disso, mais de 50% das visitas são abandonadas se o site demora mais de 3 segundos para carregar. Portanto, ser instantâneo é ideal para o seu negócio.

Desde início do ano, o Google passou a considerar a velocidade de carregamento dos sites na hora de estabelecer o ranking orgânico dos resultados de pesquisa. Ou seja, se o site da sua empresa é responsivo e rápido, maior é a probabilidade dele aparecer nos resultados de busca do Google, fortalecendo, assim, o nome da sua marca.

O uso do formato AMP fará com que seja muito mais atrativo para os usuários consumir e interagir com o seu conteúdo. Mas, além da velocidade, a AMP também pode ajudar a melhorar o desempenho de métricas como o tempo gasto na página, retorno de visitas, visibilidade e taxas de conversão. Dessa forma, é possível traçar uma análise e aperfeiçoar a navegação dos usuários.

Você pode verificar a velocidade do seu site aqui.

Como configurar uma página AMP?

Ao ser configurada, uma página AMP acaba se tornando uma segunda versão da página do seu site. Dessa forma, ela traz mais velocidade por deixar de trazer alguns elementos. Como não são permitidos formulários e JavaScript de terceiros, você provavelmente não poderá ter formulários de inscrição em listas de e-mail marketing, comentários na página e alguns outros elementos que você pode ter em sua página em uma implementação padrão.

Para configurar a sua página AMP, caso o seu site tenha sido desenvolvido na plataforma WordPress, basta acessar o painel do seu site e, no menu de plugins, clique em adicionar novo. Depois, para ter mais opções de configuração e melhorias, instale e ative o plugin AMP for WP – Accelerated Mobile Pages.

Para configurar o visual das suas páginas aceleradas, dentro da área AMP clique em Design e em Launch Post Builder. Na nova tela aberta, clique em AMP e depois em Aparência, selecione as informações que você quer manter nas páginas aceleradas, edite as cores de acordo com a identidade da sua marca e seu site e salve as alterações.

Após fazer todas as configurações e criar as versões AMP das páginas, é necessário realizar a validação para ver se o código está correto. Para isso, acesse a ferramenta The AMP Validator, inserira o link de uma página AMP (acrescentando “/amp” no final da URL) e clicar em Validate. Se o Validation Status apresentado for PASS, as configurações do código estão corretas.

Melhorar a experiência dos usuários na versão mobile do seu site pode ser um fator crucial para o sucesso da sua empresa. Aposte na velocidade para aumentar a sua taxa de conversão.

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